Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Alexandre Monteiro de
dc.contributor.authorMelo, Bruna Larissa Martins Teixeira
dc.date.accessioned2019-05-16T00:37:20Z
dc.date.available2019-05-16T00:37:20Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/133
dc.description.abstractEsta dissertação se resume em uma pesquisa sobre o tema da comunicação por meio da linguagem visual, utilizando o manual de instrução como exemplo de como a linguagem visual pode comunicar utilizando somente imagens. Na intenção de tornar a pesquisa mais empírica e buscar a confirmação da hipótese de que não há diferença entre idade, grau de instrução e cultura quando se aplica o recurso da linguagem visual, decidiu-se optar pelo estudo de caso e coleta de dados. O manual escolhido para que fosse feita uma coleta de dados foi o manual da marca Lego, que apresenta em sua composição elementos imagéticos no seu passo a passo. Para a organização e análise dos dados foram montados dez grupos, de diferentes grau de instrução, idade e cultura, para estudar se tais fatores influenciam no modo como é interpretada a linguagem visual no manual do brinquedo Lego. Através dos resultados obtidos e depois da sua análise, verificou-se a necessidade de mais pesquisas a respeito da linguagem visual e sua aplicação, e como seus recursos podem ser melhor aproveitados.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is summarized in a research on the subject of communication through visual language, using the instruction manual as an example of how the visual language can communicate using only images. In order to make the research more empirical and seek the confirmation of the hypothesis that there is no difference between age, educational level and culture when applying the visual language feature, it was decided to opt for case study and data collection. The manual chosen for data collection was the manual of the Lego brand, which presents in its composition imaging elements in its step by step. For the organization and analysis of the data, ten groups were assembled, with different levels of education, age and culture, to study if these factors influence the way in which the visual language is interpreted in the Lego toy manual. Through the results obtained and after its analysis, it was verified the need for more research on the visual language and its application, and how its resources can be better utilized.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLinguagem e culturapt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.titleComunicação por meio da imagem: um estudo da linguagem visual em manuais de instruçãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Estudos Culturais Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúdept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples