Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Rodrigo Fonseca e
dc.contributor.authorTavares, Cláudio de Pinho
dc.date.accessioned2019-05-16T00:45:06Z
dc.date.available2019-05-16T00:45:06Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/135
dc.description.abstractO trabalho faz uma análise da relação entre a cultura organizacional e o empreendedorismo e suas interferências no novo modelo de negócios: as startups. Para tanto foi feita uma “viagem pela história”, passando pelos conceitos da cultura, com a visão dos filósofos que também reportavam aos conceitos de conhecimento e da sociedade e seus costumes. Em seguida, discute-se o comportamento das pessoas nas organizações e a formação do conceito de cultura organizacional. Com a definição da cultura organizacional, surgiram termos como empreendedorismo, inovação, tecnologia da informação. A utilização desses novos conceitos, e a inter-relação entre eles demonstrou a necessidade de conhecimento da interdisciplinaridade e seu domínio. Assim fez surgir a questão desse trabalho: Qual o impacto da cultural organizacional e do empreendedorismo nas startups? E para responder a questão definiu-se como objetivo geral: analisar a relação da cultura organizacional e do empreendedorismo e suas intervenções junto às startups do Brasil e mais especificamente do estado de Minas Gerais. No entanto, visando que o objetivo geral fosse satisfeito tornou-se importante discorrer sobre os objetivos específicos, que são: conceituar a cultura organizacional ao longo da história; descrever a relação da cultura organizacional e do empreendedorismo e analisar a relação da cultura organizacional e do empreendedorismo com as startups por intermédio da inovação e a tecnologia da informação; Assim sendo, o presente trabalho deseja contribuir para a academia com o estudo referente à cooperação entre a cultura organizacional e o empreendedorismo, apresentando estudo de caso sobre algumas startups, em que poderão ser verificados os tópicos da teoria apresentada e da relevância da pesquisa no que se refere à inovação, tecnologia da informação fluindo para a consolidação do conhecimento que a partir do empreendedorismo criou uma nova cultura organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThis work makes an analysis of the relationship between organizational culture and entrepreneurship and its interferences in the new business model that are the startups. For this, a "journey through history" was made, passing through the concepts of culture, with the view of philosophers who also reported to the concepts of knowledge and society and their customs. Then came the behavior of people in organizations and the formation of the concept of organizational culture. With the definition of organizational culture, terms such as entrepreneurship, innovation, information technology have emerged. The use of these new concepts, and the interrelationship among them, demonstrated the need to know this interdisciplinarity and its domain. Thus the question of this work arose: What is the impact of organizational culture and entrepreneurship on startups? And to answer the question was defined as a general objective that is: Analyze the relationship of organizational culture and entrepreneurship and its interventions with the startups of Brazil and more specifically the State of Minas Gerais. Nevertheless aiming that the general objective was satisfied it became important to discuss the specific objectives, which are: To conceptualize the organizational culture throughout history; describe the relationship between organizational culture and entrepreneurship and analyze the relationship between organizational culture and entrepreneurship with startups through innovation and information technology; Thus, the present work wishes to contribute to the academy with the study on the cooperation between the organizational culture and the entrepreneurship, presenting a case study about some startups, where the topics of the theory presented and the relevance of the research can be verified. refers to innovation, information technology flowing to the consolidation of knowledge that from the entrepreneurship has created a new organizational culture.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleStart-up : cultura organizacional e empreendedorismopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Estudos Culturais Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúdept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples