• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FCH
    • Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FCH
    • Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O interculturalismo e as políticas sociolinguísticas aplicadas em escolas bilíngues na fronteira Brasil-Argentina

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneas FUMEC 2018 (2.446Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Rocha, Rafael Augusto Gonçalves
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho discute de forma ampla os caminhos que são percorridos por escolas da fronteira Brasil-Argentina na incorporação do interculturalismo e do bilinguismo nas práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. O objetivo principal deste estudo é analisar como ocorre a mediação do processo de conhecimento intercultural em escolas de fronteira com proposta de educação intercultural bilíngue. Para tanto foi realizada, em nossa metodologia, uma pesquisa bibliográfica investigativa além da observação participante diretamente nas aulas realizadas tanto na escola brasileira, quanto na escola argentina. A pesquisa permitiu entender como as principais atividades e projetos utilizados nas escolas de fronteira contribuem efetivamente para a construção de aprendizagem dos alunos em uma atmosfera que é constituída pela imersão ao bilinguismo e ao interculturalismo na formação de uma identidade fronteiriça.
     
    This work broadly discusses the paths taken by Brazil-Argentina frontier schools in the incorporation of interculturalism and bilingualism into pedagogical practices carried out in the classroom. The main objective of this study is to analyze how mediation of the intercultural knowledge process occurs in frontier schools with a bilingual intercultural education proposal. For this purpose, a bibliographic research was carried out in addition to a participant observation directly made in the classes held in the Brazilian school and also in the Argentine school too. The research allowed us to understand how the main activities and projects used in frontier schools contribute effectively to the construction of students' learning in an atmosphere that is constituted by the immersion in bilingualism and interculturalism it contributes to the formation of a frontier identity.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/173
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião