O movimento Hip Hop no Taquaril: expressões culturais e práticas políticas na zona leste de Belo Horizonte
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Data
2018Autor
Nardini, Alessandra
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Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação aborda o movimento Hip Hop em Belo Horizonte, Minas Gerais, especificamente no Taquaril, bairro que faz parte de um aglomerado localizado na Zona Leste da cidade. A principal indagação é a respeito de como os participantes do movimento Hip Hop no Taquaril se engajam em suas práticas culturais e ações políticas, interpretando suas ações no cenário urbano, potencialmente heterogêneo. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura teórica que aproxima a trajetória sociocultural do movimento Hip Hop ao contexto dos Estudos Culturais, acolhendo conceitos e reflexões de seus autores. Em seguida, efetuou-
se um mapeamento sociocultural da Zona Leste, contextualizando o espaço geográfico onde há uma cena cultural intensa, por meio de uma aproximação etnográfica que emprega como referencial conceitual as heterotopias urbanas. Buscou-se encontrar, em face de macropoderes de forças hegemônicas, formas de resistência micropolítica que se concretizam nessas práticas culturais. Conclui-se que a Zona Leste é composta por cenas heterogêneas e que as expressões culturais do movimento Hip Hop, se pensadas como manifestações estéticas que também travam lutas de resistência micropolíticas, potencializam valores e o exercício de uma ética cidadã no Taquaril por meio da conduta e das ações de seus participantes. This dissertation approaches the Hip Hop movement in Belo Horizonte, Minas Gerais, specifically in Taquaril, a neighborhood that is part of a cluster located in the East Zone of the city. The main question is about how participants of the Taquaril Hip Hop movement engage in their cultural practices and political actions, interpreting their actions in the urban setting, potentially heterogeneous. Therefore, was realized a review of the theoretical literature that approximates the sociocultural trajectory of the Hip Hop movement to the context of the Cultural Studies, taking concepts and reflections of the authors. Then, a sociocultural mapping of the Eastern Zone was carried out, contextualizing the geographical space where have an intense cultural scene, through an ethnographic approach that uses urban heterotopics as conceptual reference. Attempted to find, against macropolitics powers of hegemonic forces, forms of micropolitics resistance that are concretized in these cultural practices. It is concluded that the East Zone is composed of heterogeneous scenes and that the cultural expressions of the Hip Hop movement, if conceived as aesthetic manifestations that also make fights of micropolitical resistance, potentiate values and the exercise of a citizen ethics in Taquaril through the conduct and the actions of its participants.