• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FCH
    • Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FCH
    • Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diferentes reconfigurações para o objeto livro: a potencialidade do e-book no meio acadêmico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos FUMEC 2020 (1.629Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Silva, Eduardo Ferreira da
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa apresenta os resultados da dissertação de mestrado em Estudos Culturais tendo como tema as Diferentes reconfigurações para o objeto livro: a potencialidade do e-book no meio acadêmico. Neste sentido, esta pesquisa, ancorada no âmbito da Sociedade Informacional e nas novas tecnologias, propôs identificar alguns dos aspectos e hábitos de leitura relevantes para a consolidação do e-book como veículo de disseminação da cultura científica no meio acadêmico. O estudo utilizou das contribuições de Jacques Le Goff, Steven Roger Fischer e Peter Burk sobre os primórdios da escrita, da leitura e, por conseguinte, do livro e das instituições universitárias ao longo da história, estabelecendo um elo entre a produção científica e o resgate de registros intelectuais das sociedades. Também contou com os estudos de Castells, Chartier, Casalengo e Contini sobre a sociedade informacional e a influência desta sobre os hábitos de leitura. Tais estudos relacionam tecnologia e sociedade, bem como o estudo da crescente produção no meio acadêmico, utilizando o suporte digital e preconizando a coexistência do livro impresso e o digital no meio acadêmico. Em termos metodológicos utilizou-se a estatística descritiva, tendo como ferramenta um questionário semiestruturado disponibilizado de forma on-line aos alunos de pós-graduação da UFMG. Posteriormente a análise dos dados obtidos demonstraram os hábitos de leitura dos estudantes de pós-graduação frente ao livro digital, suas necessidades e formas de uso dos conteúdos. Também foi possível uma reflexão acerca da presença do livro digital no meio acadêmico a fim de se conhecer as características dos dispositivos digitais, levando-se em consideração seus aspectos tecnológicos e sua relação com a apreensão dos conteúdos científicos no ambiente acadêmico, delimitando uma nova realidade facilitadora da aprendizagem, consolidando assim este modo de produção.
     
    This research presents the results of the master's dissertation in Cultural Studies with the theme of the different reconfigurations for the book object: the potential of the e-book in the academic environment. In this sense, this search, anchored in the scope of the Information Society and in new technologies, proposed to identify some of the aspects and habits of reading relevant to the consolidation of the e-book as a vehicle for the dissemination of scientific culture in the academic environment. The study used the contributions of Jacques Le Goff, Fischer and Peter Burk on the beginnings of writing, reading and, consequently, books and university institutions throughout history, establishing a link between scientific production and the retrieval of intellectual records of companies. It also counted on the studies of Castells, Chartier, Casalengo and Contini on the information society and its influence on reading habits. Such studies relate technology and society as well as the study of growing production in the academic environment using digital support, advocating the coexistence of the printed book and the digital in the academic environment. In methodological terms, descriptive statistics were used, using a semi-structured questionnaire made available online to UFMG graduate students. Subsequently, the analysis of the data obtained demonstrated the reading habits of graduate students in relation to the digital book, their needs and ways of using the content. It was also possible to reflect on the presence of the digital book in the academic environment, knowing the characteristics of digital devices, taking into account technological aspects and their relationship with the apprehension of scientific content in the academic environment, delimiting a new reality that facilitates learning, consolidating this way of production.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/927
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião