Diferentes reconfigurações para o objeto livro: a potencialidade do e-book no meio acadêmico
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Silva, Eduardo Ferreira da
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa apresenta os resultados da dissertação de mestrado em Estudos
Culturais tendo como tema as Diferentes reconfigurações para o objeto livro:
a potencialidade do e-book no meio acadêmico. Neste sentido, esta pesquisa,
ancorada no âmbito da Sociedade Informacional e nas novas tecnologias,
propôs identificar alguns dos aspectos e hábitos de leitura relevantes para a
consolidação do e-book como veículo de disseminação da cultura científica no
meio acadêmico. O estudo utilizou das contribuições de Jacques Le Goff, Steven
Roger Fischer e Peter Burk sobre os primórdios da escrita, da leitura e, por
conseguinte, do livro e das instituições universitárias ao longo da história,
estabelecendo um elo entre a produção científica e o resgate de registros
intelectuais das sociedades. Também contou com os estudos de Castells,
Chartier, Casalengo e Contini sobre a sociedade informacional e a influência
desta sobre os hábitos de leitura. Tais estudos relacionam tecnologia e
sociedade, bem como o estudo da crescente produção no meio acadêmico,
utilizando o suporte digital e preconizando a coexistência do livro impresso e o
digital no meio acadêmico. Em termos metodológicos utilizou-se a estatística
descritiva, tendo como ferramenta um questionário semiestruturado
disponibilizado de forma on-line aos alunos de pós-graduação da UFMG.
Posteriormente a análise dos dados obtidos demonstraram os hábitos de leitura
dos estudantes de pós-graduação frente ao livro digital, suas necessidades e
formas de uso dos conteúdos. Também foi possível uma reflexão acerca da
presença do livro digital no meio acadêmico a fim de se conhecer as
características dos dispositivos digitais, levando-se em consideração seus
aspectos tecnológicos e sua relação com a apreensão dos conteúdos científicos
no ambiente acadêmico, delimitando uma nova realidade facilitadora da
aprendizagem, consolidando assim este modo de produção. This research presents the results of the master's dissertation in Cultural Studies
with the theme of the different reconfigurations for the book object: the potential
of the e-book in the academic environment. In this sense, this search, anchored
in the scope of the Information Society and in new technologies, proposed to
identify some of the aspects and habits of reading relevant to the consolidation
of the e-book as a vehicle for the dissemination of scientific culture in the
academic environment. The study used the contributions of Jacques Le Goff,
Fischer and Peter Burk on the beginnings of writing, reading and, consequently,
books and university institutions throughout history, establishing a link between
scientific production and the retrieval of intellectual records of companies. It also
counted on the studies of Castells, Chartier, Casalengo and Contini on the
information society and its influence on reading habits. Such studies relate
technology and society as well as the study of growing production in the
academic environment using digital support, advocating the coexistence of the
printed book and the digital in the academic environment. In methodological
terms, descriptive statistics were used, using a semi-structured questionnaire
made available online to UFMG graduate students. Subsequently, the analysis
of the data obtained demonstrated the reading habits of graduate students in
relation to the digital book, their needs and ways of using the content. It was also
possible to reflect on the presence of the digital book in the academic
environment, knowing the characteristics of digital devices, taking into account
technological aspects and their relationship with the apprehension of scientific
content in the academic environment, delimiting a new reality that facilitates
learning, consolidating this way of production.