Navegação por título
Itens para a visualização no momento 433-452 of 780
-
A influência da atividade mineradora sobre as estratégias das micro e pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A extração mineral está entre as principais atividades econômicas do Brasil e apresenta grande importância quanto à geração de empregos, arrecadação de impostos, distribuição de renda e relevante contribuição para o ... -
A influência da autoestima, do bem-estar no trabalho e do engajamento no desempenho individual
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Este trabalho tem como objetivo identificar a influência da autoestima, do bem-estar no trabalho e do engajamento no desempenho individual. Observa-se que são temas já estudados, mas ainda pouco explorados em conjunto. ... -
A influência da autonomia organizacional no desempenho e no resultado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)As organizações buscam continuamente formas de melhorar o desempenho de seus processos para maximizar resultados. Disponibilidade e diversidade caracterizam os estudos sobre fatores que levam as organizações ao melhor ... -
A influência da autonomia, da motivação, da autoeficácia e da cultura no desempenho do indivíduo: um estudo em países ibero-americanos no segmento de TI
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a influência da autonomia, da motivação, da autoeficácia e da cultura no desempenho do indivíduo no ambiente laboral. Estudos sobre autonomia, motivação, autoeficácia e desempenho ... -
Influência da comunicação, da identificação organizacional e da confiança no desempenho de uma organização
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)No atual mercado globalizado e competitivo, é cada vez maior o número de organizações que têm se empenhado em reter pessoas talentosas, que estejam comprometidas com a organização, pois a ligação emocional e afetiva do ... -
A influência da confiança e da identificação organizacional na motivação e no desempenho dos empregados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O atual cenário dos mercados concorrenciais, que tem se deparado com um nivelamento no que diz respeito às informações de melhores práticas, tecnologias ou insumos, faz com que as empresas passem a olhar cada vez mais ... -
A influência da cultura de inovação, Robotics Process Automation e comportamento inovador no desempenho
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)As organizações em busca de desempenho se valem de ferramentas e tecnologias para se tornar mais competitivas e se destacarem no mercado cada vez mais competitivo. A indústria 4.0 surge num contexto em que é necessária ... -
A influência da cultura organizacional no sistema de gestão da qualidade e no desempenho, em uma empresa de energia elétrica
(Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)A gestão adequada da Cultura Organizacional é um aspecto do cotidiano empresarial, por vezes, negligenciado pelas lideranças. Identificar a cultura e adequá-la no sentido de se obter o melhor de uma organização não é uma ... -
Influência da cultura organizacional, aderência, transferência na maturidade do conhecimento e na inovação: um estudo em uma instituição pública
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho de pesquisa foi realizado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais – Sejusp-MG, que possuía 21.410 servidores, em dezembro de 2020, abordando os construtos Cultura Organizacional, ... -
A influência da cultura organizacional, do compartilhamento de conhecimento e da satisfação no trabalho na maturidade do conhecimento em uma instituição pública de ensino
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)Este estudo foi realizado em todas as unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Minas Gerais, abordando os construtos cultura organizacional, compartilhamento do conhecimento, satisfação no trabalho ... -
A influência da cultura, dos valores, da anomia e do desempenho no tempo de permanência em empregos de baixos salários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Um dos grandes desafios dos gestores de organizações no Brasil é lidar com o baixo tempo de permanência ou rotatividade de seus empregados. Conceitualmente, essa movimentação representa a substituição de um ocupante de ... -
A influência da disponibilidade de recursos financeiros sobre a decisão de compra impulsiva e a satisfação pós-compra
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)As mudanças ocorridas ao longo do tempo, com a evolução tecnológica, industrial e digital, através da internet, telefonia celular, com o aumento da velocidade de informações e melhoria da eficiência logística, entre outros ... -
A influência da estrutura matricial no comprometimento com a carreira em comparação com a estrutura tradicional: um estudo de caso na EMATER-MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da estrutura matricial, integrante do Sistema Integrado de Gestão-SIG da Empresa Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMATER-MG, no comprometimento com a ... -
A influência da governança corporativa e da estrutura de capital sobre o desempenho e risco da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Esta pesquisa tem como objetivo identificar a influência da utilização das melhores práticas de governança corporativa e da estrutura de capital sobre o desempenho e risco das firmas brasileiras de capital aberto, dos ... -
A influência da incerteza ambiental no comportamento estratégico, nas capacidades dinâmicas e no desempenho de micro e pequenas empresas: um estudo aplicado às panificadoras de Belo Horizonte
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)A sobrevivência e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no ambiente incerto exigem dessas organizações uma busca contínua por estratégias e capacidades dinâmicas assertivas para realizar seus processos e elevar ... -
A influência da inovação no desempenho econômico-financeiro: proposição de modelo e teste em empresas portuguesas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Diversas pesquisas têm empreendido esforços a fim de estudar o recurso inovação e associar esses investimentos ao desempenho econômico-financeiro das firmas. Tanto na literatura com enfoque econômico como na de ... -
A influência da legística na contenção de antinomias: a problemática da sujeição passiva do ICMS incidente na importação
(2017)A presente dissertação visa a demonstrar a ingerência da Legística na prevenção e correção de antinomias legislativas, com o enfoque voltado para a incompatibilidade existente na arrecadação do Imposto sobre a Circulação ... -
Influência da liderança, da comunicação e da resistência à mudança no desempenho
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Mudanças ocorrem todos os dias na vida das organizações que requerem respostas rápidas das organizações para se adaptarem a estas mudanças buscando o reequilíbrio para além de sobreviver, buscar alguma vantagem competitiva ... -
A influência da moderação do risco entre as características hedônicas e utilitárias com a intenção de compra de produtos tecnológicos, ajustada em função da confiança na marca
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)O tema inovação é recorrente nas organizações, visto que o aumento de competição exige novas estratégias frente aos produtos e à geração de impacto nos consumidores. Os consumidores esperam das empresas a sua capacidade ... -
Influência da orientação para o mercado nas estratégias genéricas: tipologia de Porter e percepção dos consumidores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O cenário competitivo contemporâneo induz as empresas a adotarem uma filosofia de Orientação para o mercado, buscando uma vantagem competitiva sustentável. No entanto, a dinâmica da competição vai além do estabelecimento ...