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dc.contributor.advisorLaia, Sérgio
dc.contributor.authorCardieri, Mariana Prates
dc.date.accessioned2019-05-16T17:46:53Z
dc.date.available2019-05-16T17:46:53Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/139
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o autismo no contexto social contemporâneo, em uma articulação interdisciplinar, valendo-se da orientação lacaniana em psicanálise, dos Estudos Culturais e da noção de neurodiversidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão teórica e de caráter qualitativo. Justificando-se pela relevância do tema e pela urgência em se pensarem soluções que melhorem a realidade do ser humano em sua diversidade, este estudo tem como objetivo encontrar, na interseção de saberes, um lugar para o autismo. Para tanto, situa-se, de início, o interesse dos Estudos Culturais pelas minorias, resgatando o contexto histórico de seu surgimento e sua relação com diferentes grupos de excluídos da sociedade. Faz-se um levantamento histórico do processo de formulação do diagnóstico do autismo desde a cunhagem do termo até as definições e critérios atualmente vigentes. Discute-se sobre a noção de neurodiversidade, sua origem e as implicações dessa proposta para a sociedade em geral e para os autistas. Articula-se essa noção aos conceitos sustentados pela psicanálise de orientação lacaniana – que tem contribuído significativamente para a compreensão da subjetividade singular desses sujeitos. Apresenta-se um caso de autismo específico, através da análise do testemunho autobiográfico de uma autista, permeado por elaborações de psicanalistas lacanianos acerca do tema. Discute-se, por fim, sobre o autismo generalizado – como um fenômeno contemporâneo comum que, embora não se configure como diagnóstico específico de autismo, apresenta-se similar em alguns aspectos. As discussões elaboradas nesta pesquisa permitem concluir pela pertinência da proposta inicial, de se buscar um lugar para o autismo a partir da interseção entre os Estudos Culturais, a noção de neurodiversidade e a psicanálise de orientação lacaniana. Conclui-se, ainda, que os aspectos que, muitas vezes, marcam as diferenças e produzem segregação social poderiam ser compreendidos como variações humanas normais ou como virtudes singulares fundamentais para a garantia da riqueza da humanidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses autism in the contemporary social context, using an interdisciplinary approach based on Lacanian psychoanalysis, Cultural Studies and concepts of neurodiversity. It is a bibliographical research, theoretical and qualitative in character. This study aims to establish the relevance of the theme and to emphasize the urgency of identify solutions that improve the lives of a diverse population. With this aims, we will point the Cultural Studies interests by the minorities, recovering the historical context of its emergence and its relation with marginalized groups of the society. It is a historical survey of autism diagnosis, from the coinage of the term autism to current criteria and definitions. It discusses the concept of neurodiversity, including its origins and its implications for society in general and for the autistic. We link neurodiversity to ideas of Lacanian-oriented psychoanalysis, which has contributed significantly to the understanding of the singular subjectivity of autistics. We present a case study through analysis of autobiographical testimony from an autistic woman, supplemented by commentary from Lacanian psychoanalysts about her testimony. Finally, we discuss generalized autism, a common contemporary phenomenon that is similar to specific diagnoses of autism. This discussion develops an enhanced understanding of autism, at the intersection of Cultural Studies, neurodiversity and Lacanian psychoanalysis. We also conclude that characteristics that often mark people as different and produce social segregation can be understood as normal human variations and as unique traits fundamental to human diversity.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleEstudos culturais, neurodiversidade e psicanálise: um lugar para o autismopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Estudos Culturais Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúdept_BR


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