Ontologias e interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem
Data
2018Autor
Vieira, Tissiane Torres
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O uso das tecnologias de informação e comunicação inseridas na educação a distância transformou o sistema de ensino e tornou-se fator de importância para a aprendizagem. Nesse contexto, a aplicação da ontologia nos ambientes virtuais de aprendizagem exerce importante papel na melhoria desses sistemas, pois permite a descrição semântica do conteúdo, serve de base para a construção de agentes e torna os ambientes mais interativos. Estudos revelam que os padrões que descrevem o conteúdo dos recursos das plataformas de ensino online ainda necessitam de organização semântica para diminuir a dificuldade percebida pelo usuário que as utiliza. Desse modo, o objetivo da pesquisa foi analisar a aplicação de ontologias no ambiente virtual de aprendizagem. E, diante desse cenário, faz-se a seguinte indagação: quais elementos que descrevem o domínio dos ambientes virtuais de aprendizagem podem servir de base no desenvolvimento de modelo baseado em ontologia para a representação de seus conteúdos e de suas relações interativas? A coleta dos dados foi realizada por meio da revisão sistemática da literatura. A partir das informações coletadas, desenvolveu-se o modelo de relações ontológicas de interatividade utilizando-se o método Ontology Development 101. O modelo ontológico desenvolvido foi aplicado na análise de cursos oferecidos nas plataformas digitais Chamilo, EdX, Moodle e EDMODO. Verificou-se que os elementos apresentados no modelo ontológico proposto estão presentes nos ambientes virtuais de aprendizagem analisados. Percebeu-se, também, que não existe uma representação padrão dos conceitos que descrevem esses elementos, e a utilização de ontologia nessas plataformas online ainda necessita de mais estudos empíricos. Assim, a ontologia sendo utilizada na representação dos elementos dos ambientes de ensino online leva ao aprimoramento desses sistemas e contribui para a interatividade. The use of information and communication technologies inserted in distance education transformed the education system and became an important factor for learning. In this context, the application of ontology in virtual learning environments plays an important role in the improvement of these systems, as they allow the semantic description of the content, serve as the basis for the construction of agents and make the environments more interactive. Studies point out that the patterns that describe the content of the resources of the online teaching platforms still need semantic organization to reduce the difficulty perceived by the users that use them. In this way, the objective of the research is to analyze the application of ontologies in the virtual learning environment. And, in view of this scenario, the following question is asked: What are the elements, which describe the domain of virtual learning environments, can serve as a basis in the development of an ontology-based model for the representation of its contents and its interactive relations? Data collection was conducted through systematic literature review. Based on the information collected, the ontological interactivity model was developed using the Ontology Development 101 method. The ontological model developed was applied in the analysis of courses offered in the digital platforms Chamilo, EdX, Moodle and EDMODO. It was verified that the elements presented in the proposed ontological model are present in the analyzed virtual learning environments. It was also realized that there is no standard representation of the concepts that describe these elements and the use of ontology in these online platforms still needs more empirical studies. Thus, the ontology used in the representation of elements of virtual learning environments leads to the improvement of these systems and contributes to interactivity.