Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZiviani, Fabricio
dc.contributor.authorCabral, Jonh Vaine Lincoln
dc.date.accessioned2019-06-04T21:42:47Z
dc.date.available2019-06-04T21:42:47Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/180
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar e interpretar a relação entre a inovação, criação de tecnologia, gerenciamento da qualidade, gerenciamento da informação e desempenho organizacional, na indústria de MG. Em um mercado de crescente competitividade e repleto de incertezas é imprescindível que as organizações dominem estes relacionamentos, na busca de novos mercados consumidores e rentabilidade para as operações de seus negócios. A pesquisa ressalta temas como inovação, tecnologia da informação, indústria 4.0, internet das coisas e competitividade, dentre outros. Foi realizada uma abordagem categorizada como quantitativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionário esurvey com escala likert de 5 pontos, exclusivamente na indústria do Estado de Minas Gerais. A técnica de análise aplicada refere-se ao modelo de mensuração (Outer Model) e uso do software de equações estruturais PLS (Partial Least Squares - Path Modeling) para identificar com sucesso condições adequadas para os resultados. As descobertas deste estudo forneceram informações relevantes sobre como os colaboradores e membros das empresas devem reforçar sua colaboração para aprimorar suas vantagens competitivas. O banco de dados foi constituído por 257 respondentes, avaliados quanto a 34 variáveis, sendo 9 variáveis sociodemográficas e 25 variáveis relacionadas a 5 constructos (Inovação, Criação de tecnologia, Gerenciamento de qualidade, Gerenciamento de informação e Desempenho Organizacional). O êxito da pesquisa está relacionado aos objetivos formulados a partir dos resultados, que demonstram a tendência dos respondentes em concordar com todas as afirmativas relacionadas ao impacto positivo no desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to analyze and interpret the relationship between innovation, technology creation, quality management, information management and organizational performance in the MG industry. In a market that is increasingly competitive and full of uncertainties, it is imperative that organizations dominate these relationships in the search for new consumer markets and profitability for their business operations. The research highlights topics such as innovation, information technology, industry 4.0, internet of things and competitiveness, among others. An approach categorized as quantitative. The research data were collected through an e-survey questionnaire with a likert scale of 5 points, exclusively in the industry of the State of Minas Gerais. The applied analysis technique refers to the model of measurement (Outer Model) and use of software of structural equations PLS (Partial Least Squares (Path Modeling) to successfully identify suitable conditions for the results. The findings of this study provided relevant insights on how employees and company members should reinforce their collaboration to enhance their competitive advantage. The database consisted of 257 respondents, evaluated for 34 variables, 9 sociodemographic variables and 25 variables related to 5 constructs (Innovation, Technology Creation, Quality Management, Information Management and Organizational Performance). The success of the research is related to the objectives formulated from the results, which demonstrate the tendency of the respondents to agree with all the affirmations related to the positive impact on the organizational performance.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleInovação, Tecnologia e Desempenho organizacional: uma análise na indústria de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples