Tecnologias de informação e de comunicação aplicadas na educação: um estudo da percepção dos alunos de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD sobre a contribuição das TIC no processo de aprendizagem
Data
2017Autor
Silva, Tiago Teixeira da
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A constante evolução tecnológica impacta diretamente nos processos de ensinoaprendizagem, inclusive propagando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior, principalmente no modelo de Educação a Distância (EaD). Diante do aumento da procura por este modelo nos últimos anos, sendo as tecnologias cada vez mais incorporadas em seus processos e ainda raros estudos sobre TIC em pósgraduações lato sensu na modalidade EaD, esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de TIC para a aprendizagem na percepção de alunos de cursos de pós-graduação na referida modalidade. Buscou-se identificar: TIC utilizadas frequentemente por alunos de pós-graduação, e como elas influenciam na aquisição do conhecimento durante um curso EaD; principais dificuldades dos alunos quanto à utilização de TIC; e principais características que compõem o perfil de alunos de pós-graduação EaD. A abordagem do problema foi realizada de forma quantitativa, mediante questionário on-line para coleta de dados, o qual foi aplicado a alunos matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu EaD de instituições em Belo Horizonte (Minas Gerais). Com resultados obtidos, identificou-se que os respondentes de modo geral, possuem determinadas características essenciais à realização de cursos de EaD, como por exemplo, ter fácil acesso a um computador com Internet e experiências básicas na a utilização de ferramentas de TIC. Além disso, constatou-se o “fórum de discussão” como sendo a ferramenta de TIC mais utilizada. No que diz respeito às questões sobre a contribuição de TIC para a aprendizagem, os alunos, em maioria, confirmaram as afirmações propostas com índices de concordância acima de três (3) no Ranking Médio, sendo que a opção relacionada ao armazenamento, a distribuição e acesso às informações - independentemente do local onde estejam situados professores e alunos, foi indicada como a maior contribuição que as TIC podem proporcionar. Em contrapartida, no que se refere a prováveis dificuldades durante a realização do curso, os resultados demonstraram que as afirmativas listadas não foram identificadas como possíveis problemas pela maioria dos respondentes – de acordo com índices no Ranking Médio (valores abaixo de dois, 2). The constant evolution of technology impacts directly the processes of teaching and learning, as it spreads the use of Information and Communication Technologies (ICT) on higher education as well – mainly in distance education model. Considering the increased search for the referred model in the recent years, the increased incorporation of these technologies in its processes, and the lack of studies about ICT used in the postgraduate education with distance education model, the present research aimed to analyze the specific contribution of ICT to the learning and the perception of students of postgraduate education courses which are based in distance education. The research intended to comprehend: frequently used ICT by students of postgraduate education, and how ICT contribute for learning; main difficulties of students in the use of the ICT; main aspects of the profile of students of postgraduate education courses based in distance education. It was used for the described purposes an online form, which was applied to students of postgraduate education programs of colleges of the city of Belo Horizonte (State of Minas Gerais, Brazil), in order to collect data and to create a study of quantitative methodology. The obtained results revealed essential skills of the students to distance education courses (frequent access to a computer connected to the Internet, and basic experiences of using ICT tools, for example). Besides that, the Internet forum was shown as the most used ICT. In terms of the contribution of ICT to learning processes, the majority of the students confirmed statements of the online form by giving answers with levels of agreement higher than three (3) in the mean ranking. The option related to storage, distribution, and access to information – independently of the location of professors and students – was pointed out the most considerable contribution of the use of ICT. In the other hand, considering possible difficulties during a course, the results revealed that the statements were not identified as problems by the majority of the students – in accordance to the levels of the mean ranking (values below two – 2).