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dc.contributor.advisorCamilo, Ronaldo Darwich
dc.contributor.authorLima, Guilherme Pereira
dc.date.accessioned2020-02-19T17:23:35Z
dc.date.available2020-02-19T17:23:35Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/258
dc.description.abstractA capacidade de desenvolver projetos e de aprender por meio de métodos e práticas de aprendizagem organizacional de forma ágil e eficiente é um requisito essencial para a sustentabilidade das organizações. E o domínio da aprendizagem organizacional se apresenta como um fator indispensável. As pesquisas sobre a possibilidade de habilitação ou intensificação da aprendizagem organizacional a partir das mudanças que ocorrem nos projetos não são frequentes, mesmo tendo estas o potencial de gerar novos conhecimentos e lições aprendidas. Após empreender métodos qualitativos e quantitativos como mapeamento cientométrico, aplicação de survey e modelagem de equações estruturais para pesquisar em que medida ocorre o aproveitamento das lições aprendidas baseadas em mudanças em projetos na aprendizagem organizacional, confirmou-se que o instrumento “solicitação de mudança no projeto” e sua respectiva gestão produzem impactos positivos na geração e registro de novos conhecimentos e são práticas frequentes. E a gestão da mudança influencia timidamente a aprendizagem organizacional. Adicionalmente, constatou-se que o aproveitamento das lições aprendidas baseadas em mudanças na aprendizagem organizacional em projetos é incipiente. A maioria dos 139 respondentes de 11 países é formada por gestores bem capacitados em gestão de projetos, e com base no fraco desempenho da aprendizagem organizacional constatado, surgiram indícios da não adoção de modelos e práticas de aprendizagem organizacional ou da falha destes. A aprendizagem organizacional pode ser potencializada pela institucionalização de um novo papel para a solicitação de mudança do projeto: ferramenta que gera conhecimentos e, portanto, que colabora na condução da organização ao status de organização que aprende.pt_BR
dc.description.abstractThe ability to develop projects and to learn through organizational learning methods and practices in an agile and efficient way is an essential requirement for the sustainability of organizations, and the domain of organizational learning presents itself as an indispensable factor. Research on the possibility of enabling or intensifying organizational learning from the changes occurring in the projects is not frequent, even though the latter having the potential to generate new knowledge and lessons learned. After undertaking qualitative and quantitative methods such as scientometric mapping, survey application and structural equation modelling to investigate the extent to which lessons learned based on projects´ changes occur in organizational learning, it was confirmed that the instrument " change request "and its respective management have positive impacts on the generation and registration of new knowledge, are frequent practices, and that change management timidly influences organizational learning. In addition, it was found that the use of project´s change-based lessons learned in organizational learning is incipient. Most of 139 respondents from 11 countries are well-trained managers in project management, and based on the poor performance of organizational learning, there have been indications that organizational learning models and practices have not been adopted or are failing in delivering value. The organizational learning can be enhanced by the institutionalization of a new role for the change request: a tool that generates knowledge, thus collaborating in leading the organization to the status of a learning organization.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimento - Brasilpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacional - Brasilpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.titleLições aprendidas baseadas em mudanças em projetos e seus impactos na aprendizagem organizacionalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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