Marcos de diversidade cultural no conteúdo de disciplinas do curso de Pedagogia EaD Fumec
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Rodrigues, Selma Resende
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Um dos aspectos a serem considerados nos cursos de Pedagogia, de acordo com as Diretrizes
Curriculares dos Cursos de Pedagogia brasileiros é a diversidade cultural. É necessário que o
pedagogo seja capaz de compreender as relações sociais e étnico-raciais, procure desenvolver a
inclusão, o reconhecimento, o respeito e o diálogo entre as diversas culturas que formam a
sociedade brasileira. Assim esta pesquisa foi pensada com o objetivo de analisar como a
diversidade cultural está presente na formação do pedagogo no curso de Pedagogia EaD da
Universidade FUMEC. Para isso foram propostos os seguintes objetivos específicos:
contextualizar o processo de globalização e sua interferência na atualidade; analisar a questão
da diversidade cultural na legislação, caracterizar a educação básica e o curso de pedagogia e a
Educação a Distância; verificar como a diversidade cultural é abordada no curso de pedagogia
EaD FUMEC na grade curricular e nas ementas do curso; verificar a percepção da Coordenadora
e Professores do curso de pedagogia da FUMEC a respeito da metodologia EaD e a diversidade
cultural. Foi analisado o PPC do curso, as ementas das disciplinas e foram entrevistados a
Coordenadora e professoras das disciplinas de Humanidades e Currículo, Cultura e diversidade.
As análises demonstraram que a diversidade cultural tem uma considerável presença no Curso
de Pedagogia EaD FUMEC e um compromisso dos envolvidos com a qualidade do curso, além
de que as metodologias utilizadas na modalidade EaD podem contribuir para o desenvolvimento
da autonomia e aprendizagem dos alunos. One of the aspects to be considered in pedagogy courses, according to the Curriculum Guidelines
of the Brazilian Pedagogy Course is cultural diversity. It’s necessart that the pedagogue to be
able to understand social and ethnic-racial relations, to seek to develop inclusion, Recognition,
respect and dialogue among the different cultures that make up Brazilian society. Thus, this
research was designed with the objective of analyzing how cultural diversity is present in the
formation of the pedagogue in the course of pedagogy EaD of the University FUMEC. For this
purpose, the following specific objectives were proposed: to contextualize the globalization
process and its current interference; Analyze the issue of cultural diversity in legislation,
characterize basic education and the pedagogy course and Distance Education; To verify how the
cultural diversity is approached in the pedagogy course EWA FUMEC in the curriculum and in
the menus of the course; Verify the perception of the Coordinator and Teachers of the FUMEC
pedagogy course regarding the methodology EAD and cultural diversity. The PPC of the course
was analyzed, the subjects' papers and the Coordinator and Professors of two professors of the
disciplines of Humanities and Curriculum, Culture and diversity were interviewed. The analyzes
showed that cultural diversity has a considerable presence in the Pedagogy Course EaD FUMEC
and a commitment of those involved with the quality of the course, in addition to that the
methodologies used in the EAD modality can contribute to the development of students'
autonomy and learning.