Relação espaço e tempo na prática pedagógica da educação à distância do IFMG – Campus Ouro Preto
Data
2016Autor
Gonçalves, Marilícia Brandão Mól
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Esta pesquisa tem o objetivo de verificar se, na prática pedagógica da Educação a Distância (EaD), a ausência do espaço presencial e a falta de formalização do tempo em horários fixos podem ser considerados elementos facilitadores da aprendizagem. A fundamentação teórica orienta-se por meio dos conceitos e das categorias de análise da ciência da informação, de sistemas de informação, bem como por meio dos conceitos relacionadas a educação, referentes aos sistemas de ensino-aprendizagem na educação a distância, suas práticas pedagógicas e a relação espaço e tempo. Tratou-se de investigar o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como propiciador de inovações e como um dos elementos fomentadores da expansão da EaD. Em destaque, a educação técnica profissional na modalidade a distância. Pressupõe-se que, na educação a distância, a autonomia dos alunos é um fator relevante, no que se refere a serem responsáveis para organizar seu tempo e espaço para o estudo, com o auxílio de recursos tecnológicos, pedagógicos/didáticos e apoio de professores/tutores. A metodologia aplicada de natureza descritiva abordou os métodos de entrevista, questionário e análise documental, a partir da coleta de informações entre coordenadores, professores e alunos dos cursos técnicos subsequentes da EaD do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-Campus Ouro Preto). Tal método enfatizou a abordagem qualitativa, o que fundamentou a abordagem quantitativa para a análise e a interpretação dos dados. Os resultados obtidos apontam que os recursos tecnológicos utilizados na EaD dos cursos investigados são satisfatórios e mostram que a comunicação assíncrona é a mais utilizada nos cursos. Em relação aos sujeitos, destaca-se o papel dos tutores por acompanharem diariamente as atividades pedagógicas, promoverem e contribuírem para a interação e o desenvolvimento da autonomia dos alunos, em relação uso do espaço e do tempo, atuando como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. This research aims to verify if in the pedagogical practice of Distance Education (DE) the absence of presence space and the lack of formalization of time in fixed schedules can be considered as facilitating elements of learning. The theoretical foundation is guided by the concepts and categories of analysis of information science, information systems, as well as through the concepts related to education, related to the teaching-learning systems in distance education, their pedagogical practices and the relation space and time. It investigates the use of information and communication technology as enabler of innovation and as one of these developers’ elements of the expansion of DE. Highlighting the technical vocational education in the distance education modality. It is assumed that in distance education the autonomy of students is an important factor when it comes to being responsible for organizing their time and space to study, with the help of technological resources, pedagogical/didactic and support of teachers/tutors. The methodology applied of descriptive nature addressed the interview methods, questionnaire and document analysis, from the collection of information between coordinators, teachers and students of subsequent technical courses of Distance Education of the Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-Campus Ouro Preto). This method emphasized the qualitative approach, which has based on a quantitative approach to the analysis and interpretation of data. The results obtained show that the technological resources used in DE courses investigated are satisfactory and show that asynchronous communication is the most used in the courses. In relation to the subjects, there is the role of the tutors for monitoring daily pedagogical activities to promote and contribute to the interaction and the development of student’s autonomy, in relation of space and time, acting as facilitators of the teaching-learning process.