dc.contributor.advisor | Maia, Luiz Cláudio Gomes | |
dc.contributor.author | Sena, Thaís Helen Rocha | |
dc.date.accessioned | 2020-04-15T11:17:55Z | |
dc.date.available | 2020-04-15T11:17:55Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/413 | |
dc.description.abstract | O avanço tecnológico na indústria bancária, proporcionou um novo conceito de relacionamento
entre instituições financeiras e sociedade. Dentre várias mudanças, pode-se citar fatores como o
crescente uso do Mobile e Internet Banking como dois dos principais canais de atendimento nesta
relação; a contratação de produtos por meio de chat e a orientação de diversificação financeira por
algoritmos. O objetivo desta pesquisa foi analisar um novo modelo de relacionamento entre
instituições financeiras e sociedade, na era da tecnologia de informação e comunicação. A partir
de três estratégias de pesquisa foi possível levantar a história e influência da tecnologia no
mercado financeiro, avaliar as tecnologias e desafios envolvidos na automação bancária e
projetar o tipo de relacionamento que norteará esta relação no futuro. A primeira estratégia foi
uma pesquisa bibliográfica, para o levantamento da história do Sistema Financeiro Nacional
em seu aspecto tecnológico e a evolução da automação bancária no Brasil. A segunda estratégia
foi uma revisão sistemática da literatura que levantou doze tecnologias utilizadas em um
relacionamento digital entre instituições financeiras e sociedade e seis fatores de desafios para a
automação bancária, que podem prejudicar ou adiar a evolução do crescimento exponencial da
automação. A terceira e última estratégia foi a aplicação de um painel Delphi, a partir dos
resultados da pesquisa bibliográfica, para projetar o modelo de relacionamento com instituição
financeira no futuro. Como resultados tem-se uma história que começa com a aquisição de um
computador por uma instituição financeira e chega a um futuro de uma sociedade
hiperconectada. A revisão sistemática da literatura apresenta dez pesquisas onde a tecnologia
está relacionada nas diferentes esferas da automação bancária como segurança cibernética,
cultura brasileira, tecnologias disruptivas e outras. Conforme os vinte respondentes do painel
Delphi, composto por quinze especialistas de mercado e cinco acadêmicos, em relação as
tecnologias e desafios levantados da literatura, nos próximo dez anos o relacionamento entre
instituições financeiras e sociedade tende a ser unicamente digital. Tecnologias como business
intelligence, identificação digital, uso das redes sociais e fim da formalização de processo com
o uso de papel, tendem a nortear este relacionamento; relacionamento que deverá passar por
alguns desafios, como a cultura brasileira, segurança cibernética e a população não bancarizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The technological advance in the banking industry provided a new concept about the
relationship between financial institutions and the society. Among several changes, we can
mention factors such as the growing use of mobile phones and Internet Banking as two of the
main channels of service; product purchasing via chat and algorithmical orientation for finantial
diversification. The present research aims to analyze a new model of relationship between
financial institutions and society in the era of information and communication technologies.
Based on three different research strategies, we gatered the history and influence of technology
in the financial market dinamics, evaluated technologies and challenges involved in banking
automation, and projected the future of this interaction. The first strategy to be used was a
bibliographical research, in order to gather the facts about the history of National Finantial
System in its technological aspect, as well as the evolution of banking automation in Brazil,
The second strategy was a systematic literature review that has identified twelve technologies
in the context of digital relationship between companies and society, and six challenge factors
for banking automation, that may lead to the postponing of exponential growth on automation.
A third and final strategy consisted in applying a Delphi dashboard to the results of systematic
literature review, to thereby design the kind of relationship that will take place in the future. As
a result we have a story that begins with an acquisition of a computer by a financial institution
and gets to the future of a hyperconnected society. According to the twenty respondents of the
Delphi panel, composed by fifteen market experts and five academics, regarding technologies
and challenges raised through the systematic review of the literature, in the next ten years the
relationship between financial institutions and society tends to become solely digital.
Technologies such as business intelligence, digital identification, use of social networks and
end to the use of paper, tend to guide this relationship; the challenges to this processes are
related to brazilian culture, online security and the unbanked population. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Bancos | pt_BR |
dc.subject | Bancos - Automação | pt_BR |
dc.subject | Bancos - Serviços ao cliente | pt_BR |
dc.title | As instituições financeiras na era da tecnologia de informação e comunicação: um novo modelo de relacionamento com a sociedade | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |