dc.contributor.advisor | Aguiar Filho, Armando Sérgio de | |
dc.contributor.author | Teotônio, Ítalo Diego | |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T02:02:45Z | |
dc.date.available | 2020-04-28T02:02:45Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/422 | |
dc.description.abstract | É notória a necessidade de as organizações estarem atentas à gestão e ao compartilhamento da informação e conhecimento, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento organizacional. Em função de um cenário cada vez mais competitivo no ensino superior privado, além de lacunas existentes na literatura relacionada a esse contexto, este estudo tem como objetivo investigar se um Ambiente Digital de compartilhamento de informação e conhecimento, contribui para o aprendizado organizacional dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas em gestão e compartilhamento de informação e conhecimento, aprendizagem organizacional e ambientes digitais. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior privada. Investigou-se, através de entrevistas com grupos focais, se um Ambiente Digital de compartilhamento de informação e conhecimento contribui para o processo de aprendizagem organizacional dos docentes da instituição. Os resultados demonstram que um Ambiente Digital contribui efetivamente para a aprendizagem organizacional, ao organizar e sistematizar os processos de gestão e compartilhamento de informação e conhecimento. Foi possível também validar e encontrar oportunidades de melhoria para o protótipo do Ambiente Digital de compartilhamento de informação e conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | There is a clear need for organizations to be concerned about the management and sharing of information and knowledge, with the purpose of developing organizational learning and organizational knowledge. Due to an increasingly competitive scenario in private higher education, as well as gaps in the literature related to this context, this study aims to investigate whether a digital environment for sharing information and knowledge contributes to the organizational learning of teachers of a Higher Education Institution. The work was developed from bibliographical research on management and sharing of information and knowledge, organizational learning and digital environments. The research used qualitative methodology, through a case study in a private Higher Education Institution. It was investigated, through interviews with focus groups, if a digital environment for sharing information and knowledge contributes to the organizational learning process of the institution's teachers. The results demonstrate that a digital environment effectively contributes to organizational learning by organizing and systematizing the processes of management and sharing of information and knowledge. It was also possible to validate and find improvement opportunities for the prototype of the digital environment for sharing information and knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.title | Análise e validação de um protótipo de ambiente digital de compartilhamento de informação e conhecimento: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |