Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Marta Macedo Kerr
dc.contributor.authorReis, Ronara Cristina Bozi dos
dc.date.accessioned2020-04-28T11:10:51Z
dc.date.available2020-04-28T11:10:51Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/425
dc.description.abstractUma pergunta de pesquisa norteou esse trabalho: qual a atuação da universidade como agente da informação, do conhecimento e da inovação dentro de uma realidade informacional que caracteriza um território? O objetivo geral da tese foi estudar e analisar a relação entre universidade, território e inovação, destacando o papel da universidade como agente da informação, do conhecimento e da inovação no contexto da economia da informação e do conhecimento (EIC). Para construir uma resposta, foi estudada a implementação de uma universidade em um município minerador com o intuito de mudar o eixo produtivo do local. Tendo em vista a finitude de seu recurso natural, os agentes da informação, do conhecimento e da inovação locais buscaram uma via para a diversificação econômica. O município, por ora, produtor de um bem tangível passaria a produtor do bem intangível – o conhecimento – fator de produção central na EIC. Esse arranjo, articulado conforme preveem o Triângulo de Sábato e o aparato da Tríplice Hélice (TH), ocorreu considerando interesses convergentes do poder público local, da iniciativa privada e da universidade. Assim, a expectativa era de que tal articulação modificasse as relações de produção locais tendo em vista processos inovativos decorrentes da presença da universidade. No entanto, há um território ocupado pela mineração, imbuído de saberes locais. Existe uma realidade informacional que não pode ser desprezada. Para compreender a relação universidade-território-inovação, foi feito um estudo de caso em um município minerador. Adotando metodologia qualitativa, foram entrevistados agentes da informação, do conhecimento e da inovação, que falaram de lugares com olhares distintos: poder público, iniciativa privada e universidade. Os resultados demonstram que não há clareza a respeito da influência de uma universidade no município. Implementar uma universidade em uma localidade não é condição suficiente para que o eixo produtivo local se modifique e que, de uma realidade pautada na tangibilidade, se passe para a intangibilidade. Faz-se necessário um aparato institucional claro que viabilize a articulação entre governo-empresa-universidade. Sem clareza de quem é esse novo agente da produção, sem respaldo institucional e sem considerar as questões territoriais, os processos inovativos não ocorrem e a realidade desejada não se concretiza.pt_BR
dc.description.abstractA research question guided this work: what is the role of the university as an agent of information, knowledge and innovation within an informational reality that characterizes a territory? The general objective of the thesis was to study and analyze the relationship between university, territory and innovation, highlighting the role of the university as an agent of information, knowledge and innovation in the context of the information and knowledge economy (IKE). To build a response, the implementation of a university in a mining municipality was studied in order to change the productive axis of the site. In view of the finitude of its natural resource, the agents of local information, knowledge and innovation sought a path to economic diversification. The municipality, for now, producer of a tangible good would become a producer of the intangible good - knowledge - a central production factor in the EIC. This arrangement, articulated according to the Sábato Triangle and the Triple Helix (TH) apparatus, occurred considering converging interests of the local public power, the private initiative and the university. Thus, the expectation was that such articulation would modify local production relations in view of innovative processes resulting from the presence of the university. However, there is a territory occupied by mining, imbued with local knowledge. There is an informational reality that cannot be overlooked. To understand the university- territory-innovation relationship, a case study was carried out in a mining municipality. Adopting qualitative methodology, agents of information, knowledge and innovation were interviewed, who spoke of places with different views: public power, private initiative and university. The results demonstrate that there is no clarity regarding the influence of a university in the municipality. Implementing a university in a locality is not a sufficient condition for the local productive axis to change and for a reality based on tangibility to become intangibility. It is necessary to have a clear institutional apparatus that enables the articulation between government-company-university. Without clarity as to who this new production agent is, without institutional support and without considering territorial issues, innovative processes do not occur and the desired reality does not materialize.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Planejamentopt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleUniversidade, território e inovação: construção de identidade na economia da informação e do conhecimentopt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples