Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPardini, Daniel Jardim
dc.contributor.authorSalles, Carla Marise Canela
dc.date.accessioned2020-10-28T20:44:21Z
dc.date.available2020-10-28T20:44:21Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/711
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de identificar e analisar os fatores críticos da aquisição do conhecimento advindos do processo de aprendizagem significativa com o uso de tecnologias de Ensino a Distância (EaD). Com a consolidação do EaD e o aparecimento de práticas de aprendizagem mediadas por novas ferramentas tecnológicas, ampliaram-se os estudos destinados a entender a adequação de metodologias de ensino que buscam compreender a dinâmica do conhecimento produzido no ambiente virtual. Diante dessa realidade, a metodologia educacional na EaD deve promover a aprendizagem significativa pautada nas teorias construtivistas com apoio das novas tecnologias da informação e comunicação. A pesquisa objetivou identificar e analisar os fatores críticos da aquisição do conhecimento advindos do processo da aprendizagem significativa com o uso de tecnologias de EaD, identificar as dimensões críticas a serem analisadas; evidenciar as dificuldades e facilidades da adoção da aprendizagem significativa e as tecnologias contemporâneas da educação a distância além dos fatores críticos que permeiam o uso das tecnologias explorando a dimensões entendidas como: ativa, construtivista, cooperativa, intencional e contextual. A metodologia desenvolvida foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa sendo utilizado um estudo de caso, num estudo empírico com seis alunos e seis professores de cursos de EaD de duas instituições da cidade de Belo Horizonte, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas em um grupo de foco. Os resultados apresentados mostram que a partir das percepções dos dois grupos investigados, constata-se que os professores consideram as ferramentas impressas, conceituais como mais relevantes para se chegar a uma aprendizagem significativa ao passo que os alunos valorizam mais as ferramentas acompanhadas de recursos lúdicos, consideradas por eles mais dinâmicas e interativas. Ambos os grupos investigados destacam como relevantes recursos tais como textos, imagens, áudios, vídeos, simulações, animações, links, páginas, gráficos, quadros enriquecendo ferramentas tais como fóruns, wikis, chats, twitter, facebook, blogs, FAQ dentre outros. Pode-se afirmar que, para que se obtenha a aquisição do conhecimento advindo do processo da aprendizagem significativa com o uso de tecnologias, deve-se desenvolver ferramentas tecnológicas, fundamentadas em perspectivas de cunho dialógico-problematizador e colaborativo com atividades em que os alunos se tornem sujeitos ativos na construção dos seus próprios conhecimentos, permitindo a interação do aprendiz com os conteúdos a serem trabalhados no sentido de estimular, desafiar, auxiliando, assim, o seu desenvolvimento intelectual.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to identify and analyze the critical factors of knowledge acquisition arising from the process of meaningful learning with the use of distance learning technologies (DL).With the consolidation of distance education and the emergence of learning practices mediated by new technological tools have expanded the studies designed to understand the adequation of teaching methodologies that seek to understand the dynamics of the knowledge produced in the virtual environment. Given this reality, the educational methodology in distance education must promote meaningful learning guided on constructivist theories to support the new technologies of information and communication. The research aimed to identify and analyze the critical factors of the acquisition of knowledge arising from the process of meaning learning with the use of distance learning technologies, identify the critical dimensions to be analyzed, highlight the difficulties and facilities of the adoption of meaningful learning and technologies of contemporary education at a distance, beyond the critical factors that underlie the use of technology understood as exploring the dimensions: active, constructive, cooperative, purposive and contextual. The methodology was a descriptive, qualitative approach being used a case study, an empirical study with six students and six teachers from two courses of distance learning institutions in the city of Belo Horizonte, from semi-structured interviews in a group focus. The studies presented show that from the perceptions of the two groups investigated, it was found that teachers consider printed tools, conceptual and more relevant to reach a meaningful learning while students value more the tools along with recreational resources considered by them more dynamic and interesting. Both groups investigated highlight how relevant resources such as texts, images, audios, videos, simulations, animations, links, pages, graphics, pictures enriching tolls such as forums, wikis, chats, twitter, blogs, faqs and others. It can be argued that in order to obtain the acquisition of the knowledge gained from the process of meaningful learning with the use of technologies, tools should be developed based on technological perspectives imprint dialogical and collaborative problem-solving with activities in which students become subject active in the construction of their own knowledge allowing the interaction of the learner with their contents to be worked in order to stimulate, challenge, thereby aiding their intellectual development.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem significativa e as novas tecnologias na educação a distânciapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples