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dc.contributor.advisorMaia, Luiz
dc.contributor.authorSabino, Eliney
dc.date.accessioned2022-04-29T23:02:41Z
dc.date.available2022-04-29T23:02:41Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/879
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi analisar a contribuição de um software de interação na educação fundamental. Como objetivos específicos, tem-se: verificar a contribuição de um software de interação na aprendizagem significativa em sala de aula do ensino fundamental: ou seja, verificar se seus conteúdos são compreensíveis para o aluno; averiguar se o software de interação facilita a aprendizagem, tornando-a mais prazerosa, mais dinâmica, interessante; e se melhora o processo de aprendizagem, permitindo, ao mesmo tempo, o controle dos processos educativos. O problema de pesquisa foi: Como o uso de um software de interação em sala de aula contribuiria com o aprimoramento dos processos educativos e da aprendizagem? O trabalho com software educativo justifica-se em função da sua importância para a construção e organização do processo de ensino e aprendizagem. Os softwares educacionais, quando bem contextualizados, podem tornar-se aliados no processo de ensino e aprendizagem, pois desempenham uma dupla função: a lúdica e a didática, de maneira criativa, motivadora e prazerosa. Associado à criação de novos esquemas mentais, possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos comuns. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz participativo. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Ipatinga - MG, compreendendo 06 turmas do Ensino Fundamental, do 6º ao 8º ano, ficando assim divididas: na Escola 1, duas turmas do 7º ano, com 36 e 39 alunos e uma turma do 8º ano, com 40 alunos, e 03 professores; na Escola 2, uma turma do 6º ano, com 35 alunos, uma turma do 7º ano, com 34 alunos e uma turma do 8º ano com 20 alunos, e 03 professores; o total da amostra, portanto é de 210 pessoas. Os professores foram indicados pela diretoria das escolas, assim como as salas. Os métodos de coleta de dados utilizados no trabalho foi um questionário com perguntas fechadas, aplicados aos professores e alunos. Foram utilizados laboratórios de informática e o software de interação Acronus System 4.28. O uso do software facilitou a aprendizagem, melhorou a apreensão do conteúdo e ainda despertou o interesse dos alunos pelas aulas, inclusive com maior controle do professor não só do que o aluno estava acessando, mas, também, das dificuldades que os mesmos tinham, podendo saná-las individualmente, sem problemas, o que não poderia ser feito em uma aula comum. O aluno, por sua vez, estava em um ambiente agradável, por meio do qual despertou seu interesse pelo aprendizado, obtendo sucesso na atividade realizada, gerando ânimo pelo aprendizado. A informática veio para sala de aula trazendo melhor qualidade de ensino, que pode ser medida pelo aprendizado entusiasmado dos alunos, pelas dificuldades sanadas em tempo e com eficácia, maior controle do professor sobre cada aluno, rapidez na apresentação do conteúdo, dentre outras.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the contribution of a fundamental education interaction software. As specific objectives, has: check the contribution of interaction software on meaningful learning in the classroom of elementary school: IE check if its contents are understandable to the student; find out if the software of interaction facilitates learning, making it more enjoyable, more dynamic, interesting; and if it improves the learning process, allowing at the same time, control of educational processes. The research problem was: how the use of a software of classroom interaction would contribute to the improvement of the educational processes and learning? Work with educational software is justified on the basis of their importance for the construction and organization of the teaching and learning process. The educational software, when well in context, can become allies in the process of teaching and learning, because they play a dual role: the playful and didactic, creatively, motivating and enjoyable. Associated with the creation of new mental schemas, enables the interaction between people and technology sharing common goals. This level leads to an apprentice learning participatory. The present research is characterized as exploratory and descriptive, with a quantitative approach. The survey was conducted in two public schools of the municipality of Ipatinga-MG, comprising elementary school class sizes 06, 6th to 8th grade, thus divided: at school 1, two classes of 7th grade, with 36 and 39 students and a class of eighth-graders, with 40 students and teachers 03; in school 2, a class of sixth grade, with 35 students, a class of seventh grade, with 34 students and an eighth-grade class with 20 students, and teachers 03; the total sample, so is of 210 people. Teachers were nominated by the Board of Directors of schools, as well as the rooms. The data collection methods used in the study was a questionnaire with questions closed, applied to teachers and students. Computer labs were used and the software of Acronus interaction System 4.28. Use of the software facilitated learning, improved the seizure of content and still aroused the interest of students for classes, including greater control of not only the teacher that the student was accessing, but also the difficulties that they had, being able to address them individually, without problems, which could not be done in a common class. The student, in turn, was in a pleasant environment, through which piqued his interest for learning, achieving success in the activity performed, generating mood for learning. Computers came to the classroom by bringing better quality of education, which can be measured by the enthusiastic learning of students, by the difficulties ironed on time and effectively, greater control of the teacher about each student, speed in presenting the content, among other.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.titleUso de software de interação no ensino fundamental: apoio à formação do aluno com monitorização e controle de processos educativospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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