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dc.contributor.advisorPinheiro, Marta Macedo Kerr
dc.contributor.authorSousa, Isadora Valle
dc.date.accessioned2022-06-13T21:27:09Z
dc.date.available2022-06-13T21:27:09Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/916
dc.description.abstractTraditional classroom learning is facing changes due to technological advancement. Learning technologies are transforming the way teachers teach and students learn. By combining the best practices of online learning and traditional classroom, hybrid learning environments have been a good solution for teachers and institutions that aim to keep students’ motivation and engagement. Among many types of technology being used in education, two merit special attention and will be objects of this study: gamification and virtual reality. The success of a hybrid learning environment depends on how the technologies applied support pedagogy and students’ needs. No matter what instructors and institutions have invested or dedicated, without students' engagement, no learning process takes place. Understanding that the changes being faced by users (students, instructors, and institutions) immersed in the educational context include not only the technology by itself but also the students’ behaviors, and the learning processes and strategies, this study applied the technology acceptance model (TAM) and the task-technology fit model (TTF) to analyze the influence of technologies such as gamification and virtual reality on students' intentions to use hybrid learning processes. Therefore, the main purpose of this study is to identify what factors influence students' intentions to use gamification and virtual reality in the hybrid learning process. To achieve this objective, we developed an applied and exploratory research with a quantitative approach. To collect the data used in the study, we applied a survey to technical employees involved in professional training, and it was statistically analyzed through a correlational design. The research results showed that the student's intention to use a hybrid learning process that applies gamification and virtual reality are influenced by their perceptions of this hybrid learning process's usefulness and ease of use. These are, in turn, influenced by the gamification characteristics and also the fit between both technologies and the learning tasks.pt_BR
dc.description.abstractO aprendizado tradicional em sala de aula está passando por mudanças devido aos avanços tecnológicos. As tecnologias de aprendizagem estão transformando a maneira como os professores ensinam e os alunos aprendem. Ao combinar as melhores práticas da aprendizagem online e do ensino tradicional em sala de aula, os ambientes híbridos de ensino têm sido uma boa solução para professores e instituições que visam manter a motivação e o envolvimento dos alunos. Dentre os diversos tipos de tecnologia usados na educação, duas merecem atenção especial e serão objetos de análise deste estudo: a gamificação e a realidade virtual. O sucesso de um ambiente híbrido de aprendizagem depende de como as tecnologias aplicadas apoiam a pedagogia e as necessidades dos alunos. Não importa o quanto os instrutores e as instituições de ensino investiram ou se dedicaram, sem o envolvimento dos alunos, nenhum processo de aprendizagem ocorre. Compreendendo que as mudanças enfrentadas pelos usuários (alunos, instrutores e instituições) envolvidos no contexto educacional incluem não apenas a tecnologia em si, mas também os comportamentos dos alunos e os processos e estratégias de aprendizagem, este estudo aplicou o modelo de aceitação de tecnologia (TAM) e o modelo de ajuste entre tecnologia e tarefa (TTF) para analisar a influência de tecnologias como a gamificação e a realidade virtual nas intenções dos alunos de usar processos híbridos de aprendizagem. Portanto, o objetivo principal deste estudo é identificar quais fatores influenciam as intenções dos alunos de usar a gamificação e a realidade virtual no processo híbrido de aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada e exploratória com abordagem quantitativa. Os dados utilizados no estudo foram coletados por meio de um survey aplicado a funcionários técnicos envolvidos em formação profissional e analisados estatisticamente por meio de um desenho correlacional. Os resultados da pesquisa mostraram que a intenção do aluno de usar um processo híbrido de aprendizagem que aplica gamificação e realidade virtual é influenciada por suas percepções da utilidade e facilidade de uso desse processo híbrido de aprendizagem. Estas são, por sua vez, influenciadas pelas características da gamificação e também pelo ajuste entre as tecnologias e as tarefas de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleStudents' intention to use gamification and virtual reality in the hybrid learning process: an empirical study in the training of technical professionalspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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