Gestão do conhecimento e gestão da qualidade como promotoras da melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa do setor elétrico brasileiro
Resumo
Diante do atual cenário competitivo, as organizações buscam estratégias que permitam o controle nas execuções dos processos e na geração de melhorias para atender as demandas do mercado. Nessa visão, a qualidade é considerada instrumento importante para a vantagem competitiva, fazendo com que as organizações busquem a implantação de sistemas de Gestão da Qualidade. Por outro lado, percebe-se a importância das pessoas e a dinâmica do conhecimento que elas possuem para garantir a correta execução dos processos, por meio dos conhecimentos e competências necessárias, os quais, sendo compartilhados, possam contribuir para melhorias. Neste cenário, este estudo tem como objetivo analisar a relação da Gestão do Conhecimento e da Gestão da Qualidade para a melhoria contínua dos processos na CEMIG. Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, sendo um estudo de caso. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário do tipo survey, que foi aplicado a 371 funcionários da organização. Os resultados apontaram que todas as 11 hipóteses foram confirmadas, evidenciando que os aspectos que fundamentam a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Qualidade relacionam entre si, ambos direcionados para a promoção da melhoria contínua no contexto da organização. Por ser um estudo de caso, a pesquisa possui limitações, impedindo que os resultados sejam generalizados. Para futuras pesquisas, sugere-se que novos estudos sejam realizados, agregando análises qualitativas e quantitativas, que identifiquem características de um número maior de participação dos funcionários, considerando o tamanho da organização, para compreender a relação dos envolvidos nos processos que fazem parte do escopo da certificação ISO ou não, para avaliar o entendimento e comprometimento com essa gestão e a validação do modelo proposto para a identificação da relação da GC e da GQ como geradora de melhoria nos processos executados em outras organizações, de modo a permitir que os dados sejam comparáveis e generalizáveis.