A perspectiva transformacional da competência em informação como fator de inovação social
Data
2023Autor
Santos, Alessandra de Souza
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No contexto das atuais mudanças no mundo do trabalho, faz-se necessário desenvolver habilidades de busca, acesso, análise e uso de informações de maneira crítica e analítica como um processo emancipatório para reduzir assimetrias e vulnerabilidades em relação ao acesso e ao uso eficiente da informação. A competência em informação em sua perspectiva transformacional é emancipatória e
crítica, gerando transformação social de grupos vulnerabilizados pelo questionamento do status quo. A Teoria da Atividade pode ser uma representação do processo de aprendizagem subjacente ao desenvolvimento da competência em informação em uma perspectiva transformacional crítica que leve à inovação social, ocorrendo por intermédio da aprendizagem expansiva. Esta pesquisa de tese tem por objetivo geral propor uma matriz generalizável de competência em informação como fator de inovação social no sistema de justiça, com base na percepção de atores do sistema de justiça a respeito dos processos pelos quais a competência em informação se alinha à inovação social. A metodologia proposta foi exploratória-descritiva, de caráter qualitativo, envolvendo um estudo de caso múltiplo, em que o lócus de pesquisa foram instituições que compõem o sistema de justiça. O percurso metodológico consistiu em
revisão sistemática da literatura sobre a relação entre os conceitos da inovação social e os da competência em informação; pesquisa documental buscando correlacionar marcos políticos e técnicos de inovação social àqueles da competência em informação; assim como a realização de pesquisa qualitativa, cujo método de coleta consistiu em entrevistas semiestruturadas e construção de mapas mentais. A análise dos dados da pesquisa documental foi executada com base na Análise de Conteúdo Temática por meio do software de análise qualitativa MAXQDA. As entrevistas foram analisadas por
meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, da Teoria da Atividade e da Análise de Conteúdo Temática por meio do software MAXQDA. Os resultados apontam que as experiências e práticas referentes aos processos de competência em informação podem ser percebidas como uma inovação social, por promoverem a transformação social no ecossistema de instituições que compõem o sistema de justiça, uma vez que a correlação entre a competência em informação e a inovação social foi demonstrada teórica e empiricamente. O objetivo geral da presente pesquisa também foi atendido,
com a proposição da matriz generalizável de competência em informação como fator de inovação social no sistema de justiça, com base na percepção de atores do sistema de justiça a respeito dos processos pelos quais a competência em informação se alinha à inovação social. Por fim, conclui-se que é necessário fortalecer e incentivar o desenvolvimento da competência em informação para o uso efetivo da informação para que se possa promover uma cultura de aprender continuamente, de colaboração
e de uso intensivo de dados para apoiar a inovação social no sistema de justiça. In the context of current changes in the labor world, it is necessary to develop skills for searching, accessing, analyzing and using information in a critical and analytical way as an emancipatory process to reduce asymmetries and vulnerabilities in relation to access and efficient use of information. Information literacy in its transformational perspective is emancipatory and critical, generating social transformation of vulnerable groups by questioning the status quo. Activity Theory can be a representation of the learning process underlying the development of information literacy in a critical transformational perspective that leads to social innovation, by means of expansive learning. The general objective of this dissertation research was to propose a generalizable matrix of information literacy as a factor of social innovation in the justice system, based on the perception of justice system actors regarding the processes by
which information literacy aligns with social innovation. The proposed methodology was exploratory-descriptive, with a qualitative nature, involving a multiple case study, in which the research locus was composed of institutions that constitute the justice system. The methodological path consisted of a systematic review of the literature on the relationship between the concepts of social innovation and information literacy; documentary research seeking to correlate political and technical milestones of social
innovation with those of information literacy; as well as carrying out qualitative research. The data collection method consisted of semi-structured interviews and the building of mental maps. The analysis of documentary research data was performed by means of Thematic Content Analysis using the MAXQDA qualitative analysis software. The interviews were analyzed using the Discourse of the Collective Subject, Activity Theory technique and Thematic Content Analysis with the MAXQDA software. Results indicate that experiences and practices related to information literacy processes can be
perceived as a social innovation, as they promote social transformation in the ecosystem of institutions that constitute the justice system, since the correlation between information literacy and social innovation has been demonstrated both theoretically and empirically. The general objective of the present research was also met, with the proposition of the generalizable matrix of information literacy as a factor of social innovation in the justice system, based on the perception of the justice system actors regarding the processes by which information literacy aligns with social innovation. Finally, one concludes that it is necessary to strengthen and encourage the development of information literacy for the effective use of information in order to promote a culture of continuous learning, collaboration, and intensive use of data to
support social innovation in the justice system.