Relação entre a maturidade em gestão do conhecimento e o faturamento em agências de comunicação corporativa mineiras
Data
2018Autor
Silva, Luiz Fabiano Dias da
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Agências de Comunicação Corporativa são empresas de comunicação criadas com o objetivo estratégico de gerar conteúdo significativo e relevante para os diversos públicos com as quais as organizações cliente se relacionam. As agências atuam em um ambiente comunicacional dinâmico, fluido e em mutação. Os avanços tecnológicos, a imprecisão das fronteiras da comunicação, a capacidade do consumidor de usar a inteligência coletiva e a autoria participativa para co-construir conteúdos ensejam um novo e atento olhar dos profissionais da comunicação. Ao cenário de comunicação em constante transformação, soma-se a familiar e imperiosa necessidade da adoção de práticas de Gestão do Conhecimento nas organizações, condição, esta imprescindível para direcionar e impulsionar a capacidade dos colaboradores para a criatividade e inovação. Nesse contexto, a pesquisa tem por objetivo analisar em que medida a Gestão do Conhecimento promove um melhor desempenho, sob a perspectiva de faturamento, nas agências de comunicação corporativa mineiras. Esta análise fez uso da abordagem quantitativa e coleta de dados por meio de questionários do tipo Survey, com escala Likert de 5 pontos. A amostra foi integrada por profissionais que atuam nos três níveis estratégico, tático e operacional das agências. Houve participação representativa de colaboradores que atuam na direção, nas áreas de gestão, nas áreas técnicas e de suporte, das agências de comunicação corporativa mineiras. Por resultado, tem-se que, na maioria dos itens das sete dimensões da Gestão do Conhecimento, as agências de comunicação mineiras estão mais próximas das “empresas que aprendem”. Entretanto, não foi possível concluir em que nível a maturidade em gestão do conhecimento está relacionada ao faturamento das agências de comunicação corporativa mineiras. Corporate Communication Agencies are communication companies created with the strategic objective of generating meaningful and relevant content for the various audiences with which the organizations relate. The agencies operate in a dynamic, fluid and changing communication environment. Technological advances, the imprecision of communication boundaries, the ability of the consumer to use collective intelligence, and participatory authorship to co-construct content, lead to a new and attentive look of the communication professionals. To the scenario of communication in constant transformation is added the familiar and imperative need to adopt the Knowledge Management practices in organizations. This condition is essential for guiding and boosting employees' capacity for creativity and innovation. In that context, this research aims to analyze, to what extent, the Knowledge Management promotes better performance, from the billing perspective, in the corporate communication agencies of Minas Gerais. This analysis made use of the quantitative approach and data collection through Survey questionnaires, with a 5- point Likert scale. The sample was composed of professionals who work at the three strategic, tactical and operational levels of the agencies. There was a representative participation of employees who work in the direction (or directorship or board of directors), in the areas of management, in the technical and support areas, of the corporate communication agencies of Minas Gerais. As a result, in most of the seven dimensions of Knowledge Management, the communication agencies in Minas Gerais are closer to "learning companies". However, it was not possible to conclude at what level the knowledge management maturity is related to the billing of the corporate communication agencies in Minas Gerais.