Dimensões de distância e seus impactos no desenvolvimento de uma empresa sino-brasileira
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Gonçalves, Leonardo Steferson
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
As relações entre Brasil e China iniciaram a décadas atrás, e vem, desde então, tornando os países e povos mais próximos e com laços comerciais mais fortes. Contudo, nesse processo de aproximação e troca de experiências, sempre buscando uma maior sinergia entre as partes, percebe-se que existem distâncias que podem contribuir ou não nessa relação. Diante desse contexto, essa pesquisa teve o objetivo de analisar, em uma empresa sino brasileira as distâncias econômica, financeira, política, administrativa, cultural, demográfica, de conhecimento, conectividade global, geográfica e a distância comunicação. Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como qualitativa, uma vez que houve a necessidade de realizar entrevistas para compreender essas distâncias entre os países. Os resultados apontam que 7 das 10 distâncias possuem forte representatividade para ambos os países, e que as outras 3 não possuem representatividade significativa. Os resultados apontam que das 10 distâncias exploradas, nenhuma delas teve unanimidade sobre o grau de representatividade para o bom desenvolvimento da empresa. Sugere-se com este estudo, que haja uma atenção especial na distância comunicação, pois foi a que teve maior representatividade entre todos os entrevistados, bem como ter sido citada junto a outras distâncias. Por fim, sugere-se que haja monitoramento de todas as distâncias de tempo em tempo, sobretudo as que demonstraram possuir maior impacto, como a econômica, financeira, política, administrativa, geográfica, cultural e comunicação, a fim de evitar quaisquer contratempos e tomar atitudes proativas para o encurtamento destas distâncias. The relations between Brazil and China began decades ago, and since then it has made countries and peoples closer and with stronger commercial ties. However, in this process of approach and exchange experiences, always seeking greater synergy between the parties, it is perceived that there are distances that may or may not contribute to this relationship. Given this context, this research aimed to analyze, in a Sino-Brazilian company, the distances economic, financial, political, administrative, cultural, demographic, knowledge, global, geographic and communication. Regarding the method, the research was classified as qualitative, since there was a need to conduct interviews to understand these distances between countries. The results show that 7 of the 10 distances have strong representation for both countries, and that the other 3 do not have significant representation. The results show that of the 10 distances explored, none of them had unanimity on the degree of representativeness for the good development of the company. With this study, it is suggested that special attention be paid to the communication distance, as it was the one that had the greatest representation among all respondents, as well as having been mentioned along with other distances. Finally, it is suggested that there be monitoring of all distances from time to time, especially those that have proven to have the greatest impact, such as economic, financial, political, administrative, geographical, cultural, and communication, in order to avoid any problems and take proactive actions for the shortening of these distances.