Dissertações
Navegar por
Submissões recentes
-
Influências no esforço de vendas: um estudo no mercado de impressoras de grandes formatos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Em comércios globalizados, a competitividade das empresas desafia critérios de avaliação das vantagens competitivas tradicionais. Desafiando os canais de vendas estão a maturidade dos clientes, leis ambientais rígidas, ... -
Marketing viral como estratégia de comunicação publicitária e sua influência na intenção de compra e visibilidade da marca sob a óptica do consumidor on-line
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do marketing viral como estratégia de comunicação publicitária na intenção de compra e visibilidade da marca sob a óptica do consumidor on-line. A revisão da ... -
Quais os direcionadores que mais influenciam na intenção do indivíduo em ter um comportamento ambientalmente sustentável: os antecedentes religiosos ou ambientais?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)A religiosidade é um dos fatores culturais que pode influenciar o comportamento das pessoas, assim como os aspectos ambientais podem gerar comportamentos pró-ambientais. Este estudo teve por objetivo a análise da influência ... -
O impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino no comportamento de compra: um estudo empírico no mercado de moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Entender o comportamento de compra dos consumidores é fundamental para que as empresas conheçam e retenham seus clientes. Esse conhecimento é, também, campo essencial para a moda que evoluiu muito e hoje é um dos mais ... -
Teoria institucional e fatores determinantes da adoção de 2011 práticas sustentáveis pelas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As discussões sobre a sustentabilidade do planeta e o papel das empresas diante dos desafios nelas envolvidos têm sido alvo de estudos e reflexões na academia e nas organizações em geral. O presente estudo avaliou o tema, ... -
As competências individuais e o comprometimento organizacional: uma análise dos agentes de segurança pública de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O objetivo proposto neste estudo é verificar as relações de “Comprometimento” e “Competências” no exercício da função dos agentes de Segurança Pública. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado após ... -
A administração no sistema prisional: um estudo das competências gerenciais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)A busca por uma administração pública gerencial tem marcado a atuação do Estado de Minas nos últimos anos. Diante desse contexto, os gerentes têm papel fundamental como agentes de mudança viabilizadores de uma nova realidade. ... -
Clima e desempenho organizacional: um estudo nas agências da Caixa Econômica Federal da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou avaliar as relações entre clima e desempenho organizacional nas agências da Caixa Econômica Federal da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os estudos sobre clima organizacional remontam ás décadas ... -
Aprendizagem da gestão sob as lentes da prática: estudo em uma grande empresa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)O campo da aprendizagem organizacional (AO) é complexo, multiparadigmático e controverso. Nesta dissertação, entendendo que a AO é um dispositivo interpretativo, que o conhecimento é um processo construído e situado nas ... -
Dimensões de distância e seus impactos no desenvolvimento de uma empresa sino-brasileira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)As relações entre Brasil e China iniciaram a décadas atrás, e vem, desde então, tornando os países e povos mais próximos e com laços comerciais mais fortes. Contudo, nesse processo de aproximação e troca de experiências, ... -
Elas na logística: a percepção das mulheres sobre possibilidades de ascensão na carreira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)Pesquisas relacionadas à carreira feminina têm crescido significativamente, mas a sua relação com políticas e práticas de equidade de gênero apresenta lacunas importantes. Estudar como as empresas têm conduzido e implantado ... -
Fatores críticos de sucesso em projetos de construção: estudo de obras públicas do município de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)As obras públicas comumente são consideradas como respostas às várias demandas da sociedade, nas áreas de saúde, segurança, educação, drenagem e mobilidade urbana, contudo, alguns fatores podem afetar o sucesso desses ... -
O processo eletrônico de compras públicas: o pregão eletrônico como aliado na aquisição de bens e serviços
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Depois da popularização da internet, o mundo dos negócios não foi mais o mesmo. Constantes transformações trouxeram uma “nova economia” na qual os administradores remodelaram os processos de negócios, alterando o relacionamento ... -
Proposição de um modelo de influências no desempenho individual: um estudo qualitativo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As transformações decorrentes da globalização são aceleradas, exigindo novos formatos organizacionais para a manutenção do empregado comprometido com os fins, missão e resultados empresariais. A competitividade, complexidade ... -
Análise da influência do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)Esta pesquisa teve por objetivo analisar as influências do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas europeias atuantes no setor têxtil, importante por ... -
Mudança organizacional: estudo de caso em uma instituição de ensino
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)Nesta dissertação, mudança organizacional é compreendida como uma jornada complexa, pragmática, caótica e subjetiva. Para a sua análise, foi elaborado um quadro de referência que considera a junção entre as teorias de ... -
Princípios e valores dominantes na escola católica de educação básica no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)Este estudo, de característica predominantemente qualitativa, enfoca a identificação de princípios e valores que norteiam a atuação da Escola Católica no Brasil e objetiva contribuir para a instrumentalização das escolas ... -
A influência do marketing verde na intenção de compra do consumidor: um estudo sobre o Mercado Mineiro
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)A conscientização por parte dos consumidores sobre as questões ambientais apresenta consequências no mundo empresarial, pois as empresas têm que produzir seus novos produtos ou prestarem seus serviços de acordo com ... -
Risco social: uma proposta de modelo de gestão para empreendimentos sustentáveis de mineração
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Ainda que esteja cada vez mais clara a correlação e interdependência entre empresas e sociedade, e o surgimento de um novo mapa de riscos, a abordagem do risco social é recente e sua forma de gestão encontra-se ainda em ... -
Antecedentes da efetividade da gestão de instituições de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)As organizações, cada vez mais, estão atuando em forma de grandes grupos financeiros de capital aberto, em todo o mundo. Esse modelo exige um nível de governança e transparência para que sejam alcançadas as metas exigidas, ...