Aprendizagem da gestão sob as lentes da prática: estudo em uma grande empresa
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Data
2023Autor
Naves, Márcia Lúcia Andrade dos Anjos
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O campo da aprendizagem organizacional (AO) é complexo, multiparadigmático e controverso. Nesta dissertação, entendendo que a AO é um dispositivo interpretativo, que o conhecimento é um processo construído e situado nas interações sociais, assume-se a aprendizagem baseada na prática como referência teórica. Com o objetivo analisar como se dá a aprendizagem da prática de gestão em uma grande empresa, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo, exploratório e explicativo, utilizando-se a Grounded Theory (GT) como ferramenta para coleta e análise dos dados. A unidade de análise da pesquisa foi a própria prática da gestão, situada na empresa ABC (locus da pesquisa), um grande grupo empresarial global. A coleta de dados contemplou diferentes fontes, como análise documental, entrevistas e técnicas de observação direta, incluindo a técnica de shadowing e entrevista ao duplo. Os sujeitos da pesquisa foram os praticantes da gestão, selecionados a partir de um gestor-chave (GC) e de outros atores que se interrelacionavam com a sua prática de gestão. A análise dos dados ocorreu concomitantemente à coleta dos dados, envolvendo a análise comparativa para criar abstrações e estabelecer conexões com questões mais amplas, amarrando-as novamente aos dados, por meio de codificação e elaboração de memos. Os resultados indicaram que a aprendizagem da prática da gestão na empresa ABC se situa no cotidiano do gestor, no contexto complexo e dinâmico da empresa, onde as práticas de gestão são ‘delimitadas’ e institucionalizadas, interconectado pela dinamicidade das interações sociais entre praticantes humanos e não humanos, onde as práticas de gestão são encenadas e negociadas. O estudo permitiu concluir que a aprendizagem da prática da gestão em uma grande empresa se apresenta como uma configuração complexa e transitória, situada em um contexto, que se configura como o backstage, no qual são desenhadas as práticas institucionalizadas, que são negociadas e transformadas, não de forma estática, mas a partir das interações e dinâmicas relacionais, em práticas encenadas no frontstage. Logo, aprender a prática da gestão é sobre viver essa experiência. The field of organizational learning (OL) is complex, multiparadigm and controversial. In this dissertation, we understand OL as an interpretive device and knowledge as a process constructed and situated in social interactions. We assume the practice-based learning approach as the theoretical reference. To analyze how the management practice is learned in a large company, we carried out a qualitative, exploratory and explanatory case study. We used the Grounded Theory (GT) as a tool for collection and analysis of data. The research unit of analysis was the management practice itself, situated in the company ABC (research locus), a large global business group. Data collection encompassed different sources, such as document analysis, interviews, and direct observation techniques, including the shadowing technique and interview to the double. The research subjects were management practitioners, selected from a key manager (GC) and other actors interrelated with his management practice. Data analysis occurred concurrently with data collection. It involved comparative analysis to create abstractions and establish connections with broader issues, tying them back to the data through coding and memo writing. The results showed that the learning of management practice at the ABC company is situated in the daily life of the manager, in the complex and dynamic context of the company, where management practices are 'delimited' and institutionalized. This context is interconnected by the dynamicity of social interactions between human and non-human practitioners when management practices are enacted and negotiated. Therefore, we concluded that the learning of the management practice in a large company is presented as a complex and transitory configuration, situated in a context, understood as the backstage, in which institutionalized practices are designed, which are negotiated and transformed, not in a static way, but interconnected by interactions and relational dynamics, as practices staged on the frontstage. Therefore, learning the management practice is about living this experience.