dc.contributor.advisor | Mesquita, José Marcos Carvalho de | |
dc.contributor.author | Queiroz, Ellen Fialho de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T00:27:27Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T00:27:27Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/105 | |
dc.description.abstract | A empregabilidade vem evoluindo ao longo do tempo. Estudos demonstram, que a capacitação profissional isoladamente não garante a inserção profissional, embora seja imprescindível para melhorar as condições de empregabilidade. O interesse pelo tema se deu pelo fato de as instituições de ensino profissionalizante serem um pilar de sustentação fundamental para aumentar as chances de empregabilidade do aluno. Este trabalho visa estabelecer as relações entre o tema “Competências individuais” e empregabilidade. Retrata a influência do marketing educacional na empregabilidade. Tem por objetivo geral analisar a influência dos atributos educacionais das instituições do ensino profissionalizantes na empregabilidade. Para sustentar o objetivo geral, os objetivos específicos foram assim delineados: a) Identificar os atributos oferecidos pelas escolas profissionalizantes; b) Apurar a percepção dos alunos quanto aos atributos educacionais; e c) Explicitar a relação dos atributos educacionais com a empregabilidade. Realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva. Foram recolhidas 160 respostas, a partir da distribuição de um questionário estruturado enviado a todos os alunos de uma instituição de ensino profissionalizante. O tratamento estatístico se deu com base no método estatístico de equações estruturais, utilizando-se do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os principais resultados mostraram que os elementos, o plano pedagógico e as atividades extras são capazes de explicar a variação correspondente a um valor observado em 68% da empregabilidade, enquanto corpo docente e infraestrutura, mesmo que estatisticamente significante, é rejeitada, pois indica um efeito negativo no construto empregabilidade, uma vez que os alunos percebem estes atributos como uma obrigação da instituição de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | The concept of employability has evolved over time and there are studies demonstrating that professional training alone does not guarantee professional insertion, although it is essential to improve the employability conditions. The interest for the theme is given by the fact that vocational education institutions are a pillar of fundamental support to increase the chances of student employability. This paper aims to establish the existing relationships between the theme of individual competences and employability and portrays the influence of educational marketing on employability. In this sense, the research has as general objective: to analyze the Influence of the educational attributes of the vocational training institutions on employability? And to understand the general objective, the specific objectives were thus delineated: a) To identify the attributes offered by the vocational schools; b) Check the students' perception of the educational attributes; c) Evaluate the relationship between educational attributes and employability. For the study, a quantitative descriptive research was carried out. A total of 160 responses were collected, from the distribution of a structured questionnaire sent to all the students of a vocational teaching institution. The statistical treatment was based on the statistical method of structural equations modeling, using the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The main results showed that the elements, pedagogical plan and extra activities are able to explain the variation corresponding to a value observed in 68% of employability, while faculty and infrastructure, even if statistically significant, is rejected, since it indicates a negative effect on the construct employability. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing educacional | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Trabalho qualificado | pt_BR |
dc.title | A influência dos atributos educacionais dos cursos profissionalizantes na empregabilidade | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |