A gestão de compra no setor público: a experiência no funcionamento de um centro de serviços compartilhados
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Data
2018Autor
Beraldo, Giovani Domingos
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Esse estudo procurou conhecer os fatores que mais influenciaram no processo de funcionamento do CSC, sob a perspectiva dos demandadores e gestores de um setor público. Sendo que, o Estado implantou o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), com o intuito de padronizar os serviços de compras e reduzir os custos, com logística aperfeiçoada, sem desrespeitar as legislações vigentes. Desse modo, este estudo teve como objetivo identificar os fatores que mais influenciaram no processo de funcionamento do CSC, na percepção dos participantes da área de compras do setor público. Além do mais, foram selecionados os objetivos específicos que buscaram avaliar a influência dos construtos liderança, habilidades e competências, comunicação, estímulo e comprometimento na estrutura do funcionamento do CSC e desenvolveu um modelo de análise. A metodologia utilizada para a escolha deste estudo foi classificada como qualitativa e quantitativa, considerando que as informações foram cruzadas para alcançar melhores resultados. Assim, as pesquisas foram feitas em duas etapas: na primeira, a abordagem foi qualitativa, usando técnicas da Análise de Discurso com ponto de corte por saturação, Público-alvo – Protocolo de entrevistas com os gestores e os ex-diretores do CSC; na segunda, a abordagem foi quantitativa, Questionário (Escala Likert), Modelagem por Equações Estruturais (PLS-SEM), Amostra não Probabilística (seleção por conveniência), Tamanho da Amostra (poder estatístico) Público-alvo. Os sujeitos da pesquisa foram os usuários que demandaram serviços ao CSC. Assim, foi possível analisar a dinâmica do CSC com os construtos extraídos da revisão da literatura desse trabalho e que foram escolhidos aleatoriamente. Nessa pesquisa, os construtos habilidades e competências e estímulo e comprometimento não influenciaram no funcionamento do CSC e não foram considerados adequados. Mas, os construtos liderança, comunicação e estrutura influenciaram neste funcionamento e foram considerados adequados. Porém, o construto Estrutura foi o que mais se destacou, tendo em vista que apresentou maior influência sobre o funcionamento do CSC. E ocorreu ainda divergência de percepção entre os demandadores e gestores do CSC. Além da dificuldade de não se encontrarem muitas dissertações e teses com esse tema, o estudo teve outras dificuldades devido ao fato de alguns respondentes não demonstrarem interesse de participar da entrevista referente ao tema. Enfim, sugere-se que outras pesquisas sejam feitas com essa aproximação. This study sought to know the factors that most influenced the process of operating the CSC, from the perspective of the demanders and managers of a public sector. Being that, this has meant reducing costs and improving public services. Therefore the State implemented the so-called “Centro de Serviços Compartilhados – CSC” (Shared Services Center) with the aim of standardizing procurement services and reducing costs with improved logistics and without disrespecting current legislation. Thus this research aimed to identify the factors which have influenced the process of CSC operation in the perception of participants in public sector purchases. Furthermore specific objectives were selected to evaluate the influence of some parameters such as leadership, skills, competencies, communication, stimulation and commitment, which are the structures of the CSC's process of operation. The methodology used to choose this study was classified as qualitative and quantitative, considering that the information was crossed to achieve better results. Thus the research was done in two stages: 1st step - qualitative approach, speech analysis techniques with saturation cut-off point, target audience - protocol of interviews with managers and former directors of the CSC; (PLS-SEM), non-probabilistic samples (selection for convenience), sample size (statistical power), target audience - the subjects of the survey were the users who demanded their services from the CSC. Thus, it was possible to analyze the CSC dynamics with the constructs extracted from the literature review of this work and that were chosen at random. In this research, the constructs skills and competences and stimulus and commitment did not influence the functioning of the CSC and were not considered adequate. But, the leadership, communication and structure constructs influenced this functioning and were considered adequate. However, the Structure construct was the one that stood out the most, considering that it had greater influence on the operation of the CSC. And there was also a divergence of perception among the CSC's claimants and managers. Besides the difficulty of not finding many dissertations and theses about this theme, the study had other difficulties due to the fact that some respondents did not show interest in participating in the interview on the subject. Finally, it is suggested that further research be done with this approach.