dc.contributor.advisor | Silva, Jersone Tasso Moreira | |
dc.contributor.author | Saldanha, Regina Luiza | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T21:09:00Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T21:09:00Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/114 | |
dc.description.abstract | Problemas ambientais e sociais assolam o mundo e têm ganhado maior destaque na sociedade
e na mídia. Diante disso, a ONG americana B Lab criou, em 2006, a Certificação B
Corporation com o objetivo de formar uma rede de empresas
socioambientalmente responsáveis e que tenham compromisso com o futuro para um mundo
melhor. Essas empresas visam não apenas aos lucros, mas ao desenvolvimento social e
ambiental, ao desenvolvimento econômico da comunidade na qual estão inseridas, além do
bem-estar social dentro e fora da organização. Este trabalho visou verificar a percepção de
gestores e funcionários sobre a relação da Certificação B Corporation no desempenho social e
nos resultados de empresas. A pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da
coleta de dados por meio da aplicação de um roteiro de entrevista a gestores brasileiros e de
um survey a gestores e funcionários de empresas certificadas na América Latina. Os dados
resultantes do roteiro de entrevista foram tratados por meio do método de análise de conteúdo
e nos dados obtidos por meio do survey foi realizada análise fatorial exploratória e a
comparação entre medianas, com auxílio do software estatístico SPSS, versão 24.0. A
pesquisa teve um caráter descritivo, uma vez que visou descrever a situação que estimulou os
gestores a buscar a Certificação B Corporation, além de verificar se as ações desenvolvidas
nas organizações integram o empreendedorismo social, a responsabilidade social e a
economia solidária. Os resultados da pesquisa mostraram que, no Brasil, as empresas optaram
pela Certificação B pelo fato de seus propósitos, valores e missão estarem alinhados aos
objetivos da comunidade B e que a divulgação da marca B é realizada principalmente por
meio das mídias sociais e relatórios anuais. Foi possível inferir que, tanto na percepção de
gestores e funcionários do Brasil quanto na dos gestores dos demais países da América Latina,
a Certificação B não influencia diretamente os resultados econômicos das empresas, porém
melhora sua imagem no mercado. A pesquisa permitiu concluir que não há uma relação forte
da Certificação B com o desenvolvimento de ações de economia solidária tanto no Brasil
quanto nos demais países da América Latina, especialmente nas questões ligadas ao estímulo
e desenvolvimento de cooperativas. Porém há uma relação forte entre Certificação B e as
ações ligadas aos constructos Empreendedorismo Social e Responsabilidade Social. | pt_BR |
dc.description.abstract | Environmental and social problems ravage the world and have, in recent years, gained greater
prominence in society and in the media. Considering this, a NGO was created in the United
States in 2006, with the objective of forming a network of socio-environmentally responsible
companies that have commitment to the future for a better world, through the B Corporation
Certification. These companies not only seek profits, but social and environmental
development, economic development of the community in which they are inserted, in addition
to social welfare in and outside the organization.
This paper was written in order to verify the perception of managers and collaborators on the
B Corporation certification regarding social performance and the company's results. The
research had a qualitative and quantitative approach, from the collection of data and through
the application of an interview to Brazilian managers and a survey to managers and
collaborators of certified companies in Latin America. The data resulting from the interview
was processed through the method of analysis of content and the data obtained from the
survey was processed through factorial analysis, with the assistance of statistical software
SPSS, version 24.0. The research was descriptive, since it sought to describe the situation that
stimulated the managers to seek the B Corporation Certification, in addition to verifying
whether the actions developed in the organizations integrate social entrepreneurship, social
responsibility and solidarity economy. The research’s results showed that in Brazil,
companies decided to have the B Certification because their purposes, values and mission
were aligned to the objectives of the B community and because of the fact that the disclosure
of the brand B is carried out primarily through social media and annual reports. It was
possible to infer that both, in the perception of managers and collaborators in Brazil, as in the
managers of the other countries in Latin America, the B Certification does not directly
influence the financial results of the companies, but improves their image on the market. The
research has concluded that there is no strong relation between the B Certification and the
development of solidarity economy actions both Brazil and in other Latin American countries,
especially in the issues related to the stimulus and development of cooperatives. However,
there is a strong relation between the B Certification and the actions linked to Social
Entrepreneurship and Social Responsibility. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social da empresa | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo Social | pt_BR |
dc.subject | Economia social | pt_BR |
dc.title | Análise da certificação B Corporation em empresas latino-americanas na ótica de gestores e funcionários | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |