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dc.contributor.advisorSilva, Jersone Tasso Moreira
dc.contributor.authorSaldanha, Regina Luiza
dc.date.accessioned2019-05-14T21:09:00Z
dc.date.available2019-05-14T21:09:00Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/114
dc.description.abstractProblemas ambientais e sociais assolam o mundo e têm ganhado maior destaque na sociedade e na mídia. Diante disso, a ONG americana B Lab criou, em 2006, a Certificação B Corporation com o objetivo de formar uma rede de empresas socioambientalmente responsáveis e que tenham compromisso com o futuro para um mundo melhor. Essas empresas visam não apenas aos lucros, mas ao desenvolvimento social e ambiental, ao desenvolvimento econômico da comunidade na qual estão inseridas, além do bem-estar social dentro e fora da organização. Este trabalho visou verificar a percepção de gestores e funcionários sobre a relação da Certificação B Corporation no desempenho social e nos resultados de empresas. A pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de dados por meio da aplicação de um roteiro de entrevista a gestores brasileiros e de um survey a gestores e funcionários de empresas certificadas na América Latina. Os dados resultantes do roteiro de entrevista foram tratados por meio do método de análise de conteúdo e nos dados obtidos por meio do survey foi realizada análise fatorial exploratória e a comparação entre medianas, com auxílio do software estatístico SPSS, versão 24.0. A pesquisa teve um caráter descritivo, uma vez que visou descrever a situação que estimulou os gestores a buscar a Certificação B Corporation, além de verificar se as ações desenvolvidas nas organizações integram o empreendedorismo social, a responsabilidade social e a economia solidária. Os resultados da pesquisa mostraram que, no Brasil, as empresas optaram pela Certificação B pelo fato de seus propósitos, valores e missão estarem alinhados aos objetivos da comunidade B e que a divulgação da marca B é realizada principalmente por meio das mídias sociais e relatórios anuais. Foi possível inferir que, tanto na percepção de gestores e funcionários do Brasil quanto na dos gestores dos demais países da América Latina, a Certificação B não influencia diretamente os resultados econômicos das empresas, porém melhora sua imagem no mercado. A pesquisa permitiu concluir que não há uma relação forte da Certificação B com o desenvolvimento de ações de economia solidária tanto no Brasil quanto nos demais países da América Latina, especialmente nas questões ligadas ao estímulo e desenvolvimento de cooperativas. Porém há uma relação forte entre Certificação B e as ações ligadas aos constructos Empreendedorismo Social e Responsabilidade Social.pt_BR
dc.description.abstractEnvironmental and social problems ravage the world and have, in recent years, gained greater prominence in society and in the media. Considering this, a NGO was created in the United States in 2006, with the objective of forming a network of socio-environmentally responsible companies that have commitment to the future for a better world, through the B Corporation Certification. These companies not only seek profits, but social and environmental development, economic development of the community in which they are inserted, in addition to social welfare in and outside the organization. This paper was written in order to verify the perception of managers and collaborators on the B Corporation certification regarding social performance and the company's results. The research had a qualitative and quantitative approach, from the collection of data and through the application of an interview to Brazilian managers and a survey to managers and collaborators of certified companies in Latin America. The data resulting from the interview was processed through the method of analysis of content and the data obtained from the survey was processed through factorial analysis, with the assistance of statistical software SPSS, version 24.0. The research was descriptive, since it sought to describe the situation that stimulated the managers to seek the B Corporation Certification, in addition to verifying whether the actions developed in the organizations integrate social entrepreneurship, social responsibility and solidarity economy. The research’s results showed that in Brazil, companies decided to have the B Certification because their purposes, values and mission were aligned to the objectives of the B community and because of the fact that the disclosure of the brand B is carried out primarily through social media and annual reports. It was possible to infer that both, in the perception of managers and collaborators in Brazil, as in the managers of the other countries in Latin America, the B Certification does not directly influence the financial results of the companies, but improves their image on the market. The research has concluded that there is no strong relation between the B Certification and the development of solidarity economy actions both Brazil and in other Latin American countries, especially in the issues related to the stimulus and development of cooperatives. However, there is a strong relation between the B Certification and the actions linked to Social Entrepreneurship and Social Responsibility.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo Socialpt_BR
dc.subjectEconomia socialpt_BR
dc.titleAnálise da certificação B Corporation em empresas latino-americanas na ótica de gestores e funcionáriospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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