Eventos afetivos e emoções básicas no processo decisório organizacional: um estudo na ambiência corrupta em uma empresa estatal do setor petrolífero
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Data
2018Autor
Ponce de León, Francisca Marcela Donoso
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O presente estudo teve por objetivo explorar as influências dos eventos afetivos nas emoções
básicas que atuam nas decisões estratégicas em um ambiente corrupto. Para tanto, utilizou-se
como referência o modelo teórico “Affect and cognition in strategic decision-making” de
James & Ashkanasy (2008), que define os eventos relacionados aos processos econômicos,
legais e políticos e mudanças organizacionais como “eventos afetivos”, geradores de emoções
que atuam nas decisões. Assim, analisou-se a relação dos eventos afetivos com as emoções
básicas e seus desdobramentos nas decisões. Como cenário para esta pesquisa, foram
utilizados os fatos que aconteceram em uma companhia brasileira de petróleo, e dos três
principais executivos da organização que no período de 2005 a 2015 estiveram envolvidos em
práticas de corrupção que contribuíram para tensão emocional no ambiente organizacional.
Para tanto, usaram-se dados secundários compostos pelos vídeos das audiências das delações
premiadas e dos depoimentos realizados pelos três executivos da companhia. Com abordagem
qualitativa e descritiva, adotou-se a técnica da análise de conteúdo e cinco pressupostos foram
desenvolvidos, sendo que apenas um foi confirmado. Concluiu-se que nos ambientes
econômicos, legais e políticos prevaleceram as emoções negativas, apesar da influência
positiva da economia da época pesquisada. Isto ocorre devido ao ambiente corrupto que
desencadeou fortes pressões e tensões nos executivos, foco deste estudo. Nos eventos das
mudanças no ambiente organizacional foram exteriorizadas três, das cinco emoções básicas
promovidas pela interação entre os executivos. Nesses eventos, salienta-se a aversão
promovida por tensões entre participantes do alto escalão da companhia, influenciando as
decisões tomadas. Finalmente, no ambiente interpessoal, as emoções que atuaram nas
decisões estão correlacionadas principalmente com crescimento profissional e a emoção mais
evidente foi a tristeza percebida, principalmente, nas demonstrações de arrependimentos e
reflexos negativos na vida pessoal dos executivos. Este estudo traz contribuições às
discussões acerca do tema, buscando, no ambiente corrupto em que ocorreram os fatos,
situações em que se evidenciam as emoções nas decisões estratégicas o que promove novas
possibilidades de análise. The aim of this dissertation is to explore the influences of affective events on the basic
emotions that influence decision making processes in a corrupt environment. For this, this
study uses the theoretical model "Affect and cognition in strategic decision-making" by James
& Ashkanasy (2008), which defines the events related to economic, legal and political
processes and organizational environment as "affective events", generators of emotions that
act in the decision-making process. Thus, the relationship between affective events and basic
emotions and their consequences in decision processes was analyzed. As a scenario for this
research, the facts that occurred in the largest Brazilian oil company in Brazil and the three
main executives of the organization were used, which in the period from 2005 to 2015 were
involved in corruption practices that contributed to a tension organizational environment.
Therefore, we used secondary data that were the videos of denunciations and statements made
by the three company executives in the audience. With a qualitative and descriptive approach,
the content analysis technique was used, and five assumptions were developed; two of which
were confirmed. It is concluded that in economic, legal and political environments, the
emotions that influence decisions are the negative emotions, despite the positive influence of
the economy of the time studied. This is due to the corrupt environment that triggered strong
pressures and tensions in executives, the focus of this study. In the events of the changes in
the organizational environment were exposed three of the five basic emotions promoted by
the interaction between executives. In these events, the tension-induced aversion among highlevel
participants of the company is highlighted, influencing the decisions made. Finally, in
the interpersonal environment, the emotions that acted in the decisions are correlated mainly
with professional growth and the most evident emotion was the sadness perceived, mainly, in
the demonstrations of regrets and negative reflexes in the personal life of the executives. This
study brings contributions to the discussions about the theme, seeking in the corrupt
environment where the facts occurred, situations in which the emotions in the decision
processes are evidenced and promoting new possibilities of analysis.