dc.contributor.advisor | Teixeira, Luiz Antônio Antunes | |
dc.contributor.author | Horta, Gustavo Henrique Bhering | |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T00:12:34Z | |
dc.date.available | 2019-05-15T00:12:34Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/124 | |
dc.description.abstract | Uma conjuntura econômica turbulenta, evidenciada, sobretudo, nos últimos dez anos, aliada
ao dinamismo comportamental do consumidor e à concorrência cada vez mais acirrada, faz
surgir a necessidade de melhor compreensão dos fatores que conduzem o consumidor a se
tornar inadimplente. As instituições de ensino superior privadas no Brasil detêm a maior
concentração de alunos e de unidades em funcionamento. Elas vêm sofrendo com números
crescentes de inadimplência por parte de seu corpo discente. Compreender a relação entre o
comportamento do consumidor de serviços educacionais e como o planejamento financeiro
deste em relação à inadimplência percebida pode fomentar o desenvolvimento de estratégias
para mitigar e combater seus efeitos. A inadimplência é um fenômeno que envolve desde
questões conjunturais como o desemprego, até a capacidade de planejamento financeiro do
consumidor e diversas variáveis comportamentais, racionais ou emocionais. Portanto,
entender as influências causadoras de inadimplência se torna um desafio. Esse conhecimento
poderá não apenas contribuir para a ciência, como também servir como instrumento de gestão
para as organizações. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza quantitativa, foi produzida
com o objetivo de examinar a relação entre o comportamento do consumidor de serviços
educacionais, o planejamento financeiro e suas influências na inadimplência. Utilizou a PLSSEM
(Partial Least Squares Structural Equation Modeling) como técnica de análise dos
dados, haja vista a existência de múltiplos relacionamentos entre as variáveis, dados não
normais e contraste de predição posterior ao problema de pesquisa. O trabalho contou ainda,
com um instrumento de pesquisa validado e foi mediado por meio de survey on-line para a
população de alunos inadimplentes em uma amostra não probabilística. Os resultados
apontaram que o comportamento do consumidor de serviços educacionais e seu planejamento
financeiro são capazes de explicar uma variação em torno de 33% da inadimplência dos
serviços educacionais, sendo o planejamento financeiro um mediador da relação entre o
comportamento do consumidor de serviços educacionais e sua inadimplência, correspondente
a 6% aproximadamente. A pesquisa possibilitou concluir que o comportamento do
consumidor de serviços educacionais exerce influência significativa na inadimplência e que o
planejamento financeiro representa função mediadora entre ambos. | pt_BR |
dc.description.abstract | In a turbulent economic environment, especially in the last 10 years, coupled with the
behavioral dynamism of the consumer, and the increasingly fierce competition, the need
arises for a better understanding of the factors that lead this consumer to become a defaulter.
Private higher education institutions in Brazil have the highest concentration of students and
units in operation and have been suffering with increasing numbers of defaults from their
students. Understanding the relationship between consumer behavior of educational services
as well as the financial planning of the consumer in relation to perceived defaults can foster
the development of strategies to mitigate and counteract their effects. Default is a
phenomenon that involves from conjunctural issues such as unemployment, to the capacity of
financial planning of the consumer, and also by several behavioral variables, be these rational
or emotional. Therefore, understanding the influences that cause default becomes a challenge,
given that this knowledge can contribute not only to science, but also serve as a management
tool for organizations. In view of this context, the present quantitative research was produced
with the objective of verifying the relationship between consumer behavior of educational
services, financial planning and its influence on default. The PLS-SEM (Partial Least Squares
Structural Equation Modeling) has used, as a technique for data analysis, considering the
existence of multiple relationships between variables, non-normal data and prediction contrast
after the research problem. The work also had a validated research instrument and was
mediated through an online survey for the population of defaulting students, in a nonprobabilistic
sample. The results showed that the behavior of the consumer of educational
services and their financial planning are able to explain the variation of approximately 33% of
the default of the educational services, being financial planning a mediator of the relationship
between the consumer behavior of educational services and their default, corresponding to
approximately 6%. Therefore, the research made it possible to conclude that the behavior of
the consumer of educational services exerts a significant influence on the default, as well as
the financial planning, represents a mediating function between both. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Inadimplência (Finanças) | pt_BR |
dc.subject | Finanças | pt_BR |
dc.title | A influência do comportamento e do planejamento financeiro do consumidor de serviços educacionais na inadimplência | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |