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dc.contributor.advisorReis Neto, Mário Teixeira
dc.contributor.authorMarques, Sônia Mara
dc.date.accessioned2020-02-11T22:32:07Z
dc.date.available2020-02-11T22:32:07Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/216
dc.description.abstractA justificativa para esse trabalho pauta-se no fato de que estudiosos empenham-se em analisar os efeitos da liderança, esforço, recompensas, significado do trabalho, entre outros temas. Entretanto, verifica-se que a percepção da gestão do tempo, assim como as crenças que os indivíduos acreditam e estão dispostos a se empenharem no âmbito profissional possam se articular em relação à motivação e ao desempenho, existindo aí um espaço a ser pesquisado. Assim, quais seriam os efeitos das crenças e da percepção da gestão do tempo na motivação e desempenho para o trabalho? O objetivo geral desse estudo é verificar a relação dos construtos crenças e percepção da gestão do tempo na motivação e no desempenho. A metodologia foi quantitativa, descritiva, aplicada, de campo e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, tipo Likert, criado para a pesquisa e aplicado a 395 profissionais, que trabalhavam na ocasião, na cidade mineira de Juiz de Fora. Entre os resultados apresentados, constatou-se que as crenças e a percepção da gestão do tempo foram capazes de explicar 14,10% da variabilidade da motivação. Assim, cabe investigar a agregação desses dois construtos a outras variáveis, a fim de se obter um modelo que contribui com maior precisão para o entendimento de um comportamento motivado. Observou-se também com o tratamento estatístico que, quanto maiores as crenças, maior a motivação, e quanto maior a percepção da gestão do tempo, maior a motivação. Essas afirmativas sinalizam que as organizações devem atentar para as crenças do funcionário, visto que a motivação desses profissionais pode ser trabalhada a partir do conhecimento de quais crenças estão atuando, por exemplo, num projeto de mudança organizacional, no qual é essencial a motivação dos envolvidos para um melhor desempenho. Em relação ao desempenho, a constatação de que quanto maiores as crenças, maior o desempenho, e quanto maior a percepção da gestão do tempo, maior o desempenho, traz recomendações de que se torna necessário investir na capacitação em gestão do tempo a fim de melhorar o desempenho humano, tanto de contexto quanto de tarefa. Nessa linha de entendimento, verificou-se também que as crenças, a percepção da gestão de tempo e a motivação foram capazes de explicar 36,90% da variabilidade do desempenho, o que se torna uma contribuição teórica interessante, considerando a subjetividade dos construtos estudados. Os fins dessa pesquisa foram alcançados, mediante a confirmação estatística da influência positiva dos construtos crenças e percepção da gestão do tempo na motivação e no desempenho no trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe justification for this study is based on the fact that scholars are concerned with studying the effects of leadership, effort, rewards, meaning of work, among other subjects. However, it is verified that the perception of time management, as well as the beliefs in the sense of what individuals believe and are willing to engage in the professional scope can be articulated in relation to motivation and performance, having in this focus a space to be researched. So the question is: what are the effects of beliefs and the perception of time management on motivation and performance for work? Therefore, the overall objective of this study is to verify the relationship of constructs beliefs and perception of time management in motivation and performance. The research methodology was quantitative, descriptive, applied, field and bibliographical. Data were collected using a structured Likert questionnaire, created for the research, applied to 395 professionals who were working on the occasion of the research, in the city of Juiz de Fora. Among the results presented, beliefs and perception of time management were able to explain 14.10% of the variability of motivation. Thus, it is worth investigating the aggregation of these two constructs to other variables, in order to obtain a model that contributes more accurately to the understanding of a motivated behavior. However, it has also been observed with statistical treatment that the higher the beliefs, the greater the motivation and the greater the perception of time management, the greater the motivation. These assertions indicate that organizations should better attend to the beliefs that the employee brings, since the motivation of these professionals can be worked out from the knowledge of which beliefs they are acting, for example, in a project of organizational change, in which the Motivation for better performance. Regarding performance, the finding that the higher the beliefs, the higher the performance and the higher the perception of time management, the higher the performance brings recommendations in the sense that it becomes necessary to invest in the training in time management to To improve human performance, both in context and task. In this line of understanding, it was also verified that beliefs, time management perception and motivation were able to explain 36.90% of the variability of performance, which becomes an interesting theoretical contribution, considering the subjectivity of the constructs studied. The purpose of this research was achieved through statistical confirmation of the positive influence of constructs beliefs and perception of time management in motivation and performance in work.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectAdministração do tempopt_BR
dc.subjectCredulidadept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleOs efeitos das crenças e da percepção da gestão do tempo na motivação e no desempenho para o trabalhopt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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