Estratégias ambidestras organizacionais nas relações institucionais com o governo e o mercado: uma survey em organizações brasileiras
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Data
2012Autor
Coelho, Manuela Furtado Pessoa
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Este trabalho refere-se à utilização da estratégia ambidestra por organizações brasileiras, envolvendo o governo e o mercado, diante de uma transição institucional. A estrutura da dissertação contém a fundamentação teórica sobre a estratégia ambidestra e as transições institucionais. Em seguida, discorre sobre o entendimento da influência dos fatores ambientais por meio das relações de cooperação, do governo, da inovação e da captação de recursos. No intuito de alcançar o objetivo deste trabalho, foi utilizada a metodologia com abordagens quantitativa e descritiva. Para realizar a pesquisa, aplicouse uma survey em organizações brasileiras nos ramos de indústria e serviço. Na estruturação e validação do instrumento de investigação, fez-se o uso do método Alpha de Cronbach. Posteriormente, por meio da Análise de Cluster, foram identificados três conglomerados, sendo o primeiro composto por organizações que utilizam estratégias e relacionamentos voltados para o governo, o segundo pelas empresas ambidestras e o terceiro por organizações com fortes influências do mercado. Após a divisão dos grupos, foi necessário verificar se os clusters eram estatisticamente diferentes. Para esse procedimento, utilizou-se a técnica da Análise de Variância (ANOVA), que avalia as diferenças estatísticas entre as médias de dois ou mais grupos. Em seguida foi feita uma análise comparativa dos clusters, por meio das dimensões acesso e rentabilidade da empresa ao mercado, exploitation, aquisição de equipamentos, inovação e conhecimento e patente. Das 94 empresas pesquisadas, apenas 27 foram consideradas ambidestras. Percebeu-se que organizações brasileiras, em sua maioria, têm tendências a adotarem estratégias e relacionamentos mais voltados para o mercado que para o governo. Isso significa que, apesar de as influências governamentais serem necessárias nas transições institucionais, organizações brasileiras direcionam suas estratégias para o mercado. Esta pesquisa contribui com os estudos de estratégia ambidestra, uma vez que identifica como organizações brasileiras têm utilizado a ambidestria nas relações com o governo e com o mercado. This work refers to the use of the ambidexterity strategy by the Brazilian organizations, involving the Government and the market, in the face of an institutional transition. The structure of the dissertation contains the theoretical reasoning on the ambidexterity strategy and institutional transitions. Then discuss the understanding of the influence of environmental factors by means of cooperative relations, Government, innovation, and fundraising. In order to achieve the goal of this work was used the methodology with quantitative and descriptive approach. To perform the search was applied a survey in Brazilian organizations in industrial and service sectors. In structuring and validation of research instrument, made sure the use of Cronbach's Alpha. Later, through cluster analysis identified three clusters, the first being composed by organizations that have close relationships with the Government, the second by the ambidexterity companies and the third by organizations with strong influences from the market. After the split of groups, it was necessary to verify that the clusters were statistically different. For this procedure used the technique of analysis of variance (ANOVA) that assesses the statistical differences between two or more groups. Next was made a comparative analysis of clusters, through constructs access and profitability of the company to market exploitation, acquisition of equipment, knowledge and innovation and patent. Of 94 companies surveyed, only 27 were considered ambidexterity. It was realized that Brazilian organizations mostly have to have closer relationships in the market than the Government. This means that, despite the Government's influences on institutional transitions are required, the Brazilian organizations are more influenced by the market. This research contributes with ambidexterity strategy studies, since it identifies as Brazilian organizations have used the ambidexterity in relations with the Government and the market.