Análise das causas da insatisfação e do abandono pelos clientes de academias de ginástica
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Data
2014Autor
Oelze, Alexander Georg Leite
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O presente trabalho tem como propósito analisar as causas da insatisfação e do abandono dos clientes de academias de ginástica, obtendo informações estratégicas para o marketing dessas empresas, em prol da fidelização de seus usuários. A importância deste estudo está no fato de as empresas poderem monitorar o alcance dos seus objetivos através do entendimento da satisfação de seus clientes, propiciando um melhor monitoramento das estratégias de marketing e criando relacionamentos de longo prazo, através da mudança organizacional, seja física ou humana. Para isso, foi avaliada a influência do atendimento, das instalações e dos motivos pessoais que levam os indivíduos a se sentirem insatisfeitos e a interromperem suas atividades físicas. A pesquisa foi feita em academias de ginástica de Belo Horizonte, através de amostra não probabilística por conveniência, contando com uma fase qualitativa (survey), cujo questionário trouxe informações a respeito dos motivos da insatisfação e do abandono, servindo de base para a fase quantitativa, com novo questionário contando com 51 questões (likert), aplicadas a 222 indivíduos. Como resultado, observou-se que os principais responsáveis pela insatisfação e pelo abandono foram o atendimento administrativo técnico/pessoal, além das instalações. Dessa forma, sugere-se, para a correção desses problemas, uma maior valorização do cliente, flexibilidade na negociação de renovação de matrícula e maior atenção por parte dos instrutores aos seus alunos, procurando atendê-los melhor e tornar a atividade desenvolvida mais prazerosa. This paper aims to analyze the causes of dissatisfaction and abandonment of academic fitness clients, obtaining strategic information to these companies marketing towards the loyalty of its members. The importance of this study is the fact that companies can monitor the achievement of its objectives through understanding of customer satisfaction, providing better monitoring of marketing strategies and creating long-term relationships, obtained through organizational change, whether physical or human. For this, we evaluated the influence of care, facilities and personal motives that lead individuals to feel dissatisfied and discontinue their physical activity. The research was done in gyms of Belo Horizonte, through non- probabilistic convenience sample, with a qualitative phase (survey), the survey brought information about the reasons for dissatisfaction and abandonment, providing the basis for the quantitative phase counting with new questionnaire with 51 questions (Liker ), applied to 222 individuals . As a result, it was observed that the primary responsibility for dissatisfaction and abandonment were the administrative service, technical and staff, and the facilities, suggesting to fix these problems, greater customer value, flexibility in negotiating renewal of registration and greater attention from instructors to their students, looking for meets them best and make the most pleasurable activity developed .