dc.contributor.advisor | Pardini, Daniel Jardim | |
dc.contributor.author | Ferraz, Ana Paula dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T00:07:23Z | |
dc.date.available | 2020-02-14T00:07:23Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/230 | |
dc.description.abstract | Centrado no objetivo de descrever e analisar a cultura organizacional da sede do CEFET-MG de Belo Horizonte – Campus I e Campus II, pautando-se na visão de seus gestores, este estudo, de abordagem quantitativa e perfil descritivo, foi estruturado em um estudo de caso, para configurar a cultura da organização pesquisada como específica de uma instituição pública educacional brasileira. Para tal, recorreu-se ao questionário utilizado por Bruno e Souza (2006), cuja metodologia derivou do Modelo de Diagnóstico de Barros e Prates (1996), por sua vez, orientado pelo estilo brasileiro de administrar. Assim, baseados em fatores típicos da cultura nacional, foram estabelecidos os construtos conformadores do escopo teórico pesquisado. Ao final, concluiu-se que a reação dos gestores aos construtos Personalismo e Paternalismo demonstrou uma tendência à intenção e interesse de transformar a atual estrutura burocrática e hierarquizada da instituição pesquisada em uma estrutura flexível e empreendedora, a despeito do resultado do construto Concentração de Poder apontar, sutilmente, para a valorização da cultura tipicamente hierarquizada imposta pela burocracia, pois assentada em normas de autoridade bem definidas. A tendência à ruptura do modelo burocrático, embora não absoluta, foi fortalecida pela reação dos gestores às assertivas do construto Postura de Espectador, que, contrariamente, revelou profissionais conscientes de sua capacidade de iniciativa, realização e responsabilidade pelas tarefas. Quanto ao Formalismo, observou-se uma tendência acentuada à prática distorcida das normas e regras, em razão de fortes elementos culturais presentes no comportamento dos gestores, a ponto de caracterizarem o estilo de gerenciamento prevalecente na instituição. Constatou-se, também e curiosamente, que o fator impunidade causou preocupação aos respondentes, por terem ignorado a assertiva relativa às sanções e punições, que sugere a fuga das regras pela escolha de outra solução. Quanto à Lealdade Pessoal, os gestores reconheceram esse valor como ultrapassado, especialmente no setor público cuja administração está focada no atendimento ao cidadão, gerando uma importante mudança cultural. Sobre a postura de Evitar Conflito, os gestores atestaram uma significativa mudança comportamental marcada pela confiança em si e em sua capacidade de liderança, demonstrando não temer conflitos, possivelmente motivados pelo benefício da posição de liderança. E quanto à flexibilidade, observou-se a sua assimilação como uma via de controle das dificuldades a despeito da lei e até mesmo contra ela, pela criatividade e adaptação às circunstâncias. Contatou-se, pois, à conclusão deste estudo, que é a percepção da cultura da organização que gera a compreensão de suas fragilidades e a valorização de sua rotina, possibilitando-lhe exercer, neste caso específico, sua principal função de instituição pública prestadora de serviços de qualidade ao cidadão, com competência e eficiência. Dessa forma, partindo-se da visão dos gestores, concluiu-se que a cultura organizacional da instituição pública CEFET-MG – Campus I e Campus II de Belo Horizonte – mescla elementos da cultura burocrática e da cultura tecnocrática, ou seja, apresenta fortes indícios de ruptura com a rigidez do modelo tradicional de administração pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | With the purpose of describing the organizational culture of CEFET-MG – Campus I and II, at Belo Horizonte, based on management horizons and practices, this work, with a quantitative approach and descriptive/exploratory profile, was structured as a case study, willing to configure the mentioned organization profile as for an brazilian public educational institute example. Therefore, it was chosen Bruno and Souza (2006) diagnostic methodology, derived from the Barros and Prates Diagnostic Model (1996), in turn, guided by the Brazilian style of management. Thus, based on typical elements of brazilian national culture, the conforming constructs of the theoretical scope were established. In the end, it was concluded that the managers' reaction to the constructs Personalism and Paternalism showed a tendency to the intention and interest of transforming the current bureaucratic and hierarchical structure of the mentioned institution in a flexible and entrepreneurial structure, despite the result of the construct Power Concentration, subtly pointing to the hierarchical culture typical valorization imposed by the bureaucracy, based on well-defined norms of authority. The trend towards a rupture of the bureaucratic model, although not absolute, was strengthened by the reaction of the managers to the affirmatives of Watcher Attitude construct, which, contradictorily, revealed professionals who were aware of their abilities on initiative, achievement and task ownership. Regarding Formalism, there was a strong tendency to distorcing norms and rules, due to strong cultural elements present in the behavior of managers, that, at last, defined the management style prevailing in the institution. It was curiously verified as well that the impunity factor may have concerned the respondents, since the assertion regarding sanctions and punishments was ignored by them, which suggests alternative solutions and rule avoidance. Regarding Personal Loyalty, managers had set this value as outdated, especially in the public sector whose administration focus is on public citizen attendance, causing significant cultural change. Regarding Conflict Avoidance, managers demonstrated a significant behavioral change toned by self-confidence and on their leadership skills, showing up no conflict related concerns, possibly motivated by the leadership position status. As for flexibility, it was assimilated as a way of barrier control for law issues and even going against it, through creativity and adaptation to circumstances. This study concluded that the perception of the organization's culture generates the understanding of its fragilities and the valorization of its routine, enabling it to, in this specific case, run its main function of public institution providing public services, with competence and efficiency. Thus, starting from the managers' view, it was diagnosed that the organizational culture of the public institution CEFET-MG - Campus I and Campus II of Belo Horizonte - combines elements of bureaucratic culture and technocratic culture, that is, it has strong indications of rupture with the traditional model rigidity of public administration. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.title | Cultura organizacional no serviço público: um estudo de caso em dois campi de uma instituição federal de ensino técnico e superior | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |