Governança corporativa e desempenho organizacional nas universidades federais brasileiras
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Data
2017Autor
Gonçalves, Joana Elizabete
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Nas últimas décadas, as universidades estão sendo pressionadas por demandas provenientes de políticas públicas em educação a melhorarem seu desempenho científico, tecnológico e inovador. Em atendimento a essas demandas, as universidades federais brasileiras expandiram sua estrutura física. Esta expansão, de unidades e órgãos trouxe consigo a necessidade de aprimoramento da governança corporativa, e respectivos mecanismos que poderiam melhorar o desempenho das universidades. Contudo o tema vem sendo negligenciado pelos pesquisadores, e prova disso é que no Brasil são escassas (Silveira, 2002) as pesquisas que abordam a relação da governança corporativa e desempenho no setor público. A presente pesquisa contribui para cobrir tal lacuna, identificando as práticas de governança corporativa e as consequências decorrentes de tais práticas para o seu desempenho de 63 (sessenta e três) universidades federais existentes no país. O resultado da pesquisa aponta que a governança representada pelos mecanismos (estrutura, estratégia e controle) explicam 63% do valor observado do desempenho. No entanto, esses resultados sugerem também que as universidades federais devem aprimorar as práticas de governanças relacionadas ao mecanismo de controle, para que possam obter melhor desempenho. Em resumo, o resultado da pesquisa indica a necessidade de reflexões mais profundas, por parte da comunidade docente e órgãos públicos, sobre a importância de boas práticas de governança, sobre os benefícios que podem trazer para a universidade em um contexto no qual as expectativas sobre o papel das universidades na sociedade são bem maiores. In the past decades, as universities are being pressured by demands for greater public policy disclosure in education, besides concerns for their scientific, technological and innovative performance. In response to these demands, Brazilian federal universities expanded their physical structure. However, with expansion in size and structural complexity, universities, control bodies began to demand a greater improvement of corporate governance, with view not only to improve performance, but also to inhibit malfeasance. However, corporate governance in the university context is an issue which has been neglected by organization and management researchers, and in Brazil, more so (Silveira, 2002). The present research contributes to cover this gap, by identifying corporate governance practices and implications for their performance. The sample included 63 (sixty-three) federal universities in the country. The research findings indicate the value of corporate governance for better performance. Governance represented by the mechanism (structure, strategy and control) explain 63% of the performance variable. They also suggest that in federal universities control is a critical issue, which deserves more attention by public universities and by policy makers. Finally, this dissertation contribution is to encourage further research and discussions about the importance of management and governance in public universities, so that policy could be more firmly grounded on the expectations about the role of universities in current society.