Planejamento em instituições de ensino superior privadas da região metropolitana de belo horizonte: um estudo sobre a eficácia de sua adoção
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Santos, Valdeci Ferreira dos
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
As Instituições de Ensino Superior, conhecidas por suas características específicas, passam por um aumento na competitividade, causado pela expansão na área da educação superior iniciada na década de 1990, com a elevação no número de organizações. Neste contexto, estas instituições vêm cada vez mais adotando ferramenta de gestão como o planejamento estratégico. A busca por esses modelos gerenciais no setor empresarial pode ser atribuída à necessidade de uma gestão eficaz. Contudo, a literatura ainda precisa se aprofundar nos estudos voltados para a formação de estratégias em IES, sendo que a prática da gestão estratégica nessas instituições é afetada pelas suas características específicas. O modelo de Ramanujam e Venkatraman (1987), apesar de ser antigo, mostra-se adequado para a análise da eficácia de processos de planejamento estratégico de organizações. Para tanto, a presente pesquisa objetivou investigar a percepção dos responsáveis pelo planejamento de IES privadas localizadas na RMBH, quanto aos fatores que antecedem a eficácia do sistema de planejamento e suas dimensões: cumprimento dos objetivos do planejamento, capacitação do sistema gerencial e desempenho relativo à concorrência, com base no modelo dos autores citados. A pesquisa foi organizada de forma quantitativa e descritiva, utilizando como técnica de coleta de dados a survey. Os dados coletados foram submetidos às análises estatísticas, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (MEEPLS), com foco na verificação das hipóteses estabelecidas em detrimento do problema de pesquisa e atendimento aos objetivos específicos da pesquisa. Os resultados permitiram concluir que: as dependências foram relacionadas positivamente, de forma que os processos de planejamento e seus antecedentes foram capazes de explicar a variação correspondente a um valor observado em 36% da eficácia; o nível de formalização dos sistemas de planejamento das IES privadas da RMBH pode ser considerado de médio (47,46%) a alto (40,68%); o grau de formalização do sistema de planejamento não atua como fator moderador da relação das características dos processos de planejamento com a eficácia desses processos; as dimensões representadas pelos construtos cumprimento dos objetivos do planejamento, capacitação do sistema gerencial e desempenho relativo à concorrência são explicados pela eficácia observada, respectivamente, em 26, 81 e 56%. Espera-se com os resultados desta pesquisa, despertar o interesse de pesquisadores e acadêmicos para o desenvolvimento de pesquisas que tenham como intuito aprimorar o conhecimento e a literatura sobre a gestão de IES privadas, em especial as da RMBH, assim como despertar nos gestores destas instituições a inquietação sobre a prática de temas como: Sistema de Planejamento, Formação de Estratégia, Planejamento Estratégico e Eficácia Organizacional, como forma de valorização e utilização dos conceitos discutidos na formação acadêmica e profissional, produto final destas instituições. Higher Education Institutions, known by their specific features, experience increase in the competition, caused by the expansion in the number of higher education organizations since the 90’s. In this context, such institutions have adopted strategic planning more and more as a management tool. The search for managerial models in the business sector can be attributed to a growing need for effective management. However, literature still lacks depth in studies focused on strategy development in Higher Education Institutions, bearing in mind that the practice of strategic management in those institutions is affected by the institutions’ unique features. Ramanujam and Venkatraman’s model (1987), despite old, has been found proper to analyze the strategic management process efficiency in organizations. So, the aim of this research was to explore the perception of those responsible for planning in Private Higher Education Institutions in the metropolitan region of Belo Horizonte regarding the factors that precede the planning system and its dimensions: meeting planning objectives, training the managerial system and performance before the competition, based on Ramanujam and Venkatraman’s model. This was a quantitative-descriptive research, which used the survey data collection technique. Data collected underwent statistical analyses, using the Partial Least Squares – Structural Equation Modeling estimation (PLS-MEE) with focus on checking the hypotheses established to the detriment of the problem being researched and attending the specific objectives of the research. Results permitted to conclude that: dependencies were positively related, in a way that planning and processes preceding it made it possible to explain the variation corresponding to an observed value of 36% efficiency; the formalization level of the planning systems of Private Higher Education Institutions in the metropolitan region of Belo Horizonte can be deemed as medium (47.46%) to high (40.68%); the formalization level of the planning system does not operate as a moderating factor for the relation “planning processes’ features versus efficiency in such processes”; the dimensions represented by the constructs meeting planning objectives, training the managerial system and performance before the competition are explained by the efficiency found of, respectively, 26, 81 and 56%. It is expected to be possible, by having the results of this research, raising interest in researchers and academics for the development of researches with a focus on improving management-related knowledge and literature in private higher education institutions, particularly in those within the metropolitan region of Belo Horizonte, as well as raising productive restlessness in the managers of those institutions on the practice of themes such as: Planning Systems, Strategy Development, Strategic Planning and Organizational Efficiency, as a way to add value to and use the concepts discussed in academic and professional qualification, the final product of those institutions.