Interpretação e adoção do planejamento estratégico pelos dirigentes como fator de crescimento da firma: o caso Unimed-BH
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Data
2015Autor
Moreira, Renato Mayer
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Na atualidade, as organizações precisam responder, com agilidade, à complexidade dos ambientes em constantes mudanças, sendo o planejamento estratégico a forma mais utilizada para direcioná-las combinando conhecimentos e habilidades a fim de criar estratégias que efetivamente gerem resultados sustentáveis e possibilitem a criação de vantagens competitivas difíceis de serem copiadas. Através de um processo de constante aprendizagem organizacional, as firmas são capazes de criar estratégias inovadoras para o crescimento sustentável. A fim de explorar mais o tema e para efeitos de estudo de caso, foram entrevistados os dirigentes da Unimed-BH com objetivo de gerar uma oportunidade rara de compartilhar a compreensão “por trás da cena” dos dirigentes sobre a influência dos elementos do planejamento estratégico no crescimento sustentável da firma. Inicialmente, o tema foi abordado na perspectiva das teorias de Penrose (1968), Barney (1991; 2001) e Mintzberg (1987; 1994; 1998), vinculado às citações dos dirigentes e, posteriormente, complementado pelas teorias de, principalmente, Porter (1980) e Mariotto (2003). Foi percebido um extenso controle de indicadores e avaliação do desempenho através do balanced scorecard, baseado na teoria de Kaplan e Norton (1992; 1997). Por fim, analisou-se a teoria de capacidades dinâmicas de Teece et al. (1997), com contribuições de Wang e Ahmed (2007), McKelvie e Davidson (2009), como ponto central para a conclusão sobre o planejamento estratégico e o pensamento estratégico da firma em análise. Nowadays, organizations need to respond to the complexity of environments in constant change with agility, and strategic planning is the way found to direct the organization combining knowledge and skills in order to develop strategies that effectively generate sustainable results and allowing the creation of competitive advantages difficult to be copied. Firms, through a constant organizational learning process, are able to create innovative strategies seeking sustainable growth. To explore the issue, for the purposes of case study, the Unimed-BH leaders were interviewed in order to generate a rare opportunity to share the understanding "behind the scenes" of the leaders on the influence of the strategic planning elements in the firm’s sustainable growth. Initially, the topic was addressed from the perspective of theories of Penrose (1968), Barney (1991; 2001) and Mintzberg (1987; 1994; 1998), linked to the quotes from leaders and subsequently complemented mainly by the theories of Porter (1980) and Mariotto (2003). It was perceived an extensive control of indicators and evaluation of performance through balanced scorecard based on Kaplan's and Norton (1992; 1997). Finally it was analyzed the dynamic capabilities theory of Teece et al. (1997), with contributions of Wang and Ahmed (2007), McKelvie and Davidson (2009), as focus of the strategic planning and strategic thinking of the firm.