Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Henrique Cordeiro
dc.contributor.authorSilva, Ângela Regina Nicoli da
dc.date.accessioned2020-02-17T17:19:27Z
dc.date.available2020-02-17T17:19:27Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/240
dc.description.abstractEste estudo tem, como objetivo central, analisar a influência dos atributos Cultura Organizacional, Comprometimento Organizacional e Gestão de Processos na qualidade dos cursos de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de Belo Horizonte - MG. A oferta de serviços de educação por um número muito grande de instituições de ensino superior origina-se no crescente aumento das exigências de formação dos indivíduos, aliado à facilidade para abertura de novos cursos no Brasil, dificultando aos estudantes fazer a sua opção pelo melhor curso. Nesse contexto, com a alta competição do mercado, a qualidade pode fazer a diferença e isto é o que se tem constatado, nos últimos anos, no ensino superior. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo quantitativo, utilizando questionários aplicados a professores e alunos de uma instituição de ensino superior privada, em Belo Horizonte - MG, cujos resultados de análise estatística multivariada foram tratados com Modelagem de Equações Estruturais. Como resultado, foi possível observar que, na percepção de professores e alunos, a qualidade dos cursos é influenciada pelos construtos Cultura Organizacional e Comprometimento Organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the influence of the Organizational Culture, Organizational Commitment and Process Management attributes on the quality of the courses of a private higher education institution in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The provision of education services by a very large number of higher education institutions is due to the growing increase in the training requirements of individuals, together with the facility to open new courses in Brazil, making it difficult for students to make their choice. In this context, with the high competitiveness of the market, quality can make the difference and this is what has been seen in recent years in higher education. Methodologically, a quantitative study was carried out using questionnaires that were applied to teachers and students of a private higher education institution in Belo Horizonte-MG, whose results of the multivariate statistical analysis were treated with Modeling of Structural Equations. As a result, it was possible to observe that, in the perception of teachers and students, the quality of the courses is influenced by the Organizational Culture and Organizational Commitment constructs.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleInfluência dos atributos organizacionais na qualidade dos cursos de uma instituição de ensino superior privadapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples