Alinhamento estratégico entre a gestão das empresas e o setor de tecnologia da informação (TI): o momento da aquisição de soluções de tecnologia
Visualizar/ Abrir
Data
2009Autor
Pessoa, Cláudio Roberto Magalhães
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Em um mercado competitivo, a utilização de ferramentas de TI se torna imprescindível para o sucesso dos negócios. Com isso, alguns autores apontam a falta de alinhamento estratégico como problema para o fracasso na maioria das compras realizadas pelo departamento de TI. Este trabalho faz um estudo qualitativo e exploratório da existência de alinhamento estratégico entre os gestores de empresas e o departamento de Tecnologia da Informação (TI) no momento da aquisição de soluções (produtos/serviços) de tecnologia.Com este objetivo, foram estudados conceitos de Governança corporativa, governança em TI, processo decisório e alinhamento estratégico, buscando fechar todo o contexto em que se encaixa o alinhamento propriamente dito. Utilizou-se como metodologia uma análise de literatura e um estudo de múltiplos casos, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de ambas as áreas. Depois de realizadas as pesquisas, elaborou-se um estudo de caso de cada empresa em separado para, posteriormente, cruzar os dados e fechar o estudo múltiplo. O trabalho aponta para a inexistência deste alinhamento no momento da aquisição de ferramentas de TI. In a competitive market, the use of Information Technology´s tools has become indispensable for the success of the business. Therefore, some authors have pointed out that the lack of strategic alignment appears as a problem for the failure in most purchases accomplished by the IT department. This work makes a qualitative and exploratory study about the existence of strategic alignment among company´s managers and IT department at the moment of acquiring technology solutions (products/services). Therefore, concepts of corporative Governance, IT Governance, decision-making process and strategic alignment were analyzed in this study in order to make a context where the alignment itself fits. The methodology used for this work included literature´s analyses and multiple cases study, where semi-structures interviews were done with managers of both areas. After the interviews, it was done a case study of each company in separate to make a data intersection and conclude the multiple study. This work points to the nonexistence of this alignment at the moment of IT tools´ acquisition.