Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves Filho, Cid
dc.contributor.authorCosta, Denyse Rabelo
dc.date.accessioned2020-03-04T21:22:44Z
dc.date.available2020-03-04T21:22:44Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/296
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar os componentes determinantes do comportamento do eleitor na escolha do voto. A busca de respostas a esta questão converge para a tentativa de desvendar as motivações que os eleitores têm ao participar (ou não) de uma eleição para eleger representantes – governantes por meio do ato de votar em nomes e siglas partidárias. Diferentes autores têm proposto alternativas teórico-metodológicas para explicar a forma como os cidadãos se comportam perante os fenômenos do mundo político e, especificamente, como decidem seu voto. Este estudo busca, portanto, evidenciar as várias abordagens a respeito da formação do comportamento político e opções dos eleitores, segundo postulados econômicos, sociológicos e psicológicos. Para isso, foram desenvolvidos dois modelos que analisaram os influenciadores na escolha pelo candidato e partido. A pesquisa foi realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 310 eleitores, após a eleição de governador. Os resultados demonstraram as particularidades apresentadas pelos eleitores. Foram confirmados os fatores de impacto direto e significativo na escolha do candidato, tais como: a opinião dos amigos/colegas, da família, os eventos correntes e a avaliação do atual governo. Com relação ao Partido, a opinião da família e a atitude concernente à política apresentaram uma influencia direta. Esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do processo decisório de voto pelo eleitor, que é de grande interesse não só para pesquisadores e cientistas políticos, como também para os próprios políticos, no estabelecimento de suas estratégicas eleitorais. O trabalho também agrega conhecimento sobre os antecedentes do comportamento do eleitor o que contribui para o desenvolvimento de modelos explicativos deste importante campo de estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the determining components of voter’s behavior in the choice of vote. The search for answers to this question converges to an attempt to unravel the reasons that voters have to participate (or not) in an election to elect representatives by the act of voting for party names and acronyms. Different authors have proposed theoretical and methodological alternatives to explain how people behave towards the phenomena of the political world, and specifically how they decide their vote. This study aims, therefore, to highlight the various approaches regarding the formation of political behavior and choices of voters according to economic, sociological and psychological postulates. Two models that examined the influences of choice of candidate and party were developed. The survey was conducted in the metropolitan area of Belo Horizonte with 310 voters after the election for governor. The results showed the peculiarities presented by voters. The factors of direct and significant impact in the choice of the candidate were confirmed. They are as follows: the opinion of friends/ colleagues and family, current events and assessment of the current government. With respect to the Party, the views and attitude of the family regarding politics had a direct influence. In general, the process by which voters decide how to vote is of great interest not only to researchers and political scientists, but also to the politicians themselves. Knowledge of these antecedents of voter behavior can help in the decision making process of electoral strategies, hence the importance of this research.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEleições - Brasilpt_BR
dc.subjectEleitorespt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.titleComponentes determinantes na tomada de decisão na escolha do candidato: um estudo empírico nas eleições majoritáriaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples