Avaliação dos impactos da inovação no desempenho das empresas
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Alvim, Júlio César
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Para avaliar os impactos da inovação no desempenho das empresas, a metodologia da pesquisa utilizou dados do desempenho geral das empresas coletados no início e no final do período de desenvolvimento de projetos de inovação. A pesquisa foi realizada em 35 empresas que desenvolveram projetos de inovação financiados com recursos do PAPPE, um programa da FAPEMIG de apoio à pesquisa em pequenas e médias empresas. As dimensões do desempenho foram definidas com base nas perspectivas do Balanced Score Card (BSC). Os dados foram levantados por meio do preenchimento de dois formulários e da aplicação de questões abertas em entrevistas realizadas com os gestores dos projetos de inovação. As análises quantitativas não foram conclusivas, em função do baixo índice de respostas para os indicadores quantitativos. As análises qualitativas indicaram que as dimensões do desempenho mais impactadas pela inovação são a financeira e a aprendizado e crescimento. Entre os impactos percebidos pelos gestores dos projetos de inovação, destacam-se o aprendizado e o crescimento do pessoal envolvido com os projetos. As análises indicaram também que a inovação em produto impacta mais o desempenho que a inovação em processo. O modelo conceitual da pesquisa foi considerado válido, mas, para ser aplicado em sua plenitude, precisa assegurar condições que não foram atendidas pela amostra desta pesquisa. To assess the impacts of innovation on corporate performance the methodology of research used data from the overall performance of the companies collected at the beginning and end of the development of innovation projects. The survey was conducted in 35 companies that have developed innovative projects funded through PAPPE, which is a FAPEMIG program to support research in small and medium enterprises (SMEs). The dimensions of performance were defined from the perspective of the Balanced Scorecard (BSC). The data were collected by filling two forms and the application of open-ended questions on interviews with managers of innovation projects. The quantitative analyzes were not conclusive due to the low response rate for the quantitative indicators. The qualitative analyzes indicated that the most impacted dimensions of performance by innovation were the financial and the learning and growth dimensions. Among the impacts perceived by the managers of innovation projects, the learning and growth of the personnel involved with the projects must be highlighted. The analyzes also indicated that the innovation in product impacts the performance more than the innovation in process. The conceptual model of the research was considered valid, but to be applied in its entirety, it needs to ensure conditions that were not met by the sample in this study.