Gestão das empresas de alimentação coletiva à luz da teoria institucional
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Barretto, Carla de Oliveira Cunha
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O fornecimento de refeições para a coletividade é realizado por empresas do setor de alimentação coletiva que buscam, além do crescimento, a sobrevivência no mercado. Isso leva as empresas a desenvolverem novos serviços e formas de atendimento, procurando assim um diferencial para sobressair à concorrência. Este trabalho se propôs a estudar como ocorre a gestão das empresas de alimentação coletiva, a partir de um referencial fundamentado na teoria institucional, e então analisar se há a presença de isomorfismo no setor de empresas de alimentação coletiva. Para tanto, buscou identificar os elementos que baseiam a gestão dessas empresas, como estrutura, gestão de pessoas, processos, estratégias e também a relação entre cliente e serviço. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove gestores de empresas situadas na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma análise qualitativa foi realizada com o conteúdo das entrevistas. As respostas originaram uma série de dados análogos, o que auxiliou na investigação da presença de isomorfismo. Os resultados demonstraram que existe isomorfismo em suas três formas: mimético, coercitivo e normativo, sendo que o que mais sobressaiu foi o mimético, uma vez que ocorre a imitação de arranjos estruturais e procedimentos bem sucedidos de uma empresa para a outra. The supply of meals to collectivities, is carried out by collective power sector companies, seeking in addition to growth, survival in the market, so it takes companies to develop new services, and forms of care, looking for a gap to stand out from competition. This work is proposed to study as the business management of collective power, from a benchmark based on institutional theory, and then look for the presence of isomorphism in collective power companies. To identify the elements that are based on the management of these companies, such as structure, management of people, processes, strategies and also the relationship between client and service. Semi-structured interviews were conducted with nine business managers located in the metropolitan region of Belo Horizonte. A qualitative analysis was carried out with the contents of the interviews. The answers gave rise to a series of similar data, which assisted in the investigation of the presence of isomorphism. The results showed that exists in three forms of isomorphism, mimetic, coercive and normative, and what else excelled was the mimetic, once that occurs the imitation of successful procedures and structural arrangements from one company to the other.