Qualidade de vida no trabalho: um estudo com contadores por meio da aplicação do modelo de Hackman e Oldham
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Data
2012Autor
Nunes, Maria Heloisa de Mendonça
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O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção do contador belohorizontino sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), tendo como referência o modelo de Hackman e Oldham (1975). Atualmente, o homem passa grande parte de seu tempo dentro do local de trabalho, empregando seus esforços na consecução dos objetivos da empresa a que está ligado. E com o auxílio das novas tecnologias, o trabalho pode ser desempenhado em todos os lugares, tornado uma constante na vida do homem moderno. Além disso, o trabalho tem adquirido maior dimensão intelectual, fato observado nas atividades industriais mais informatizadas, no setor de serviços, nas comunicações e em outras atividades que demandam do trabalhador maior envolvimento com o processo produtivo, fazendo com que assuma funções mais variadas e cada vez mais complexas. As tarefas desenvolvidas pelos contadores se revestem de características intelectuais, criativas, afetivas e comunicativas, denotando os aspectos imateriais de seu trabalho. O modelo proposto por Hackman e Oldham incorpora as dimensões de conteúdo do trabalho, evidenciando a variedade de tarefas, a identidade do trabalho e o significado do trabalho, características que ajudam na percepção do sentido do trabalho. A análise das respostas obtidas apontou que o contador belo-horizontino está satisfeito com a qualidade de vida no seu trabalho, mostrando que utiliza vários talentos e habilidades para realizar suas funções; que a tarefa desempenhada impacta a vida ou o trabalho de outras pessoas; que o trabalho é desenvolvido do começo ao fim; que possui autonomia para planejar e executar suas tarefas, percebendo, claramente, o resultado de sua atuação. Este estudo contribuiu para o aumento do conhecimento da QVT da classe em destaque por utilizar um modelo diferente dos que foram aplicados em outras pesquisas. Enfatiza-se a importância de estender esta pesquisa aos profissionais de outras partes do país, tendo em vista as peculiaridades de cada estado e região. The present study was aimed to investigate the perception of Quality of Work Life (QWL) of Belo Horizonte’s accountants, based on the model of Hackman and Oldham (1975). Nowadays, a person spends most of his/her time at the workplace, employing his/her efforts in achieving the goals of the company to which it is connected. And with the help of new technologies, work can be performed everywhere, becoming a constant in the life of modern man. Moreover, work has acquired greater intellectual dimension. This fact can be observed in more technologically advanced industrial activities, in the service sector, communications and other activities requiring greater worker involvement in the productive process, as a result man assumes various roles and increasingly more diverse and complex. The tasks performed by accountants are characterized by intellectuality, creativity, emotionality and communication, denoting the immaterial aspects of their work. The model proposed by Hackman and Oldham incorporates the dimensions of job content, demonstrating the variety of tasks, the identity of the work and the meaning of work, those characteristics help to understand the perception of the meaning of work. The analysis of the responses indicated that Belo Horizonte’s accountant is satisfied with the quality of work life, showing that utilizes various talents and skills to perform their duties; and the performed task impacts the lives or work of others, that work is developed from start to finish, that has autonomy to plan and execute their tasks, perceiving clearly the result of his performance. This study contributed to increase knowledge of QWL on the highlighted profession by using a different model of which have been applied in other studies. It emphasizes the importance of extending this research to accountants from other parts of the country, in view of the peculiarities of each state and region.