Maturidade de processos organizacionais: um estudo em uma indústria multinacional do setor de soldagem
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Data
2009Autor
Santos, Marco Antônio Pires Camargos
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Administrar de forma conservadora as atividades empresariais cujas tarefas são feitas em padrão repetitivo, sem criatividade, sem desafios, na medida exata dos recursos disponíveis já não é mais suficiente. O papel atual dos gestores é definir o que deve ser feito, como deve ser feito, quando deve ser feito: garantir o provimento dos recursos necessários e acompanhar os resultados, avaliando seus impactos para a empresa e ajustando a cadeia de atividades segundo as metas a serem atingidas. Assim, a forma como as empresas se organizam e atuam é fator chave. Este estudo teve como objetivo analisar o nível de maturidade dos processos organizacionais em uma empresa multinacional do setor de soldagem através do modelo Process Enterprise Maturity Model – PEMM, proposto por Michael Hammer. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura, em que se resgataram os conceitos de processos organizacionais, alinhando-os à realidade competitiva e globalizada do cenário empresarial, de forma a subsidiar, conceitualmente, a aplicação do modelo proposto. Para a aplicação do modelo, foi feita uma pesquisa com os principais executivos, em uma empresa multinacional do setor de soldagem. Essa pesquisa possibilitou avaliar não só a aplicabilidade do modelo como também mapear e entender o nível de maturidade dos processos organizacionais da referida empresa. Quanto ao modelo, a pesquisa comprovou sua aplicabilidade como sendo de fácil utilização, tanto pelo pesquisador como pelo entrevistado, embora alguns ajustes tenham sido feitos para facilitar a dinâmica da pesquisa. Em relação aos resultados obtidos, após análise de dois conjuntos de variáveis, viabilizadoras, que dizem respeito aos processos em si, e capacitadoras, ligados à empresa, a pesquisa mostrou uma empresa com baixo nível de maturidade de processos, focada muito mais em gestão de rotinas do que em gestão de processos. Managing the business activities in a bureaucratic way in which tasks are done in the repeating pattern, without creativity and challenges, using the right amount of resources is no longer enough. The current role of managers is to define what should be done, how it should be done, when it should be done, ensure the provision of necessary resources, monitor the results assessing their impact to the company and set the chain of activities in accordance with the goals to be reached. Thus, the way companies organize and operate themselves is a key factor. This study aimed to analyze the level of maturity of organizational processes in a multinational welding industry through the Enterprise Process Maturity Model - PEMM proposed by Michael Hammer. To this end, a literature review was performed in which the concepts of organizational processes were rescued and aligned with the reality of the competitive and globalized business environment, in a way to assist, conceptually, the applications of the proposed model. For the application of the model, a search was made with top executives in a multinational industry of welding. This research allowed us to evaluate not only the applicability of the model but also to map and understand the maturity level of the organizational processes of this company. About the model, research has proven that its applicability is easy to use by both, the researcher and the interviewee, although some adjustments have been made to facilitate the dynamics of research. Compared with the results obtained after analysis of two sets of variables, the enablers, which relate to the procedures themselves, and enablers, linked to the company, research has shown a company with a low maturity level of process, focused more on management routines than in processes management.