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dc.contributor.advisorGonçalves, Carlos Alberto
dc.contributor.authorCouto, João Henrique Soares do
dc.date.accessioned2020-03-13T17:30:02Z
dc.date.available2020-03-13T17:30:02Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/334
dc.description.abstractO uso de metas para se ter desempenho é um dos grandes paradigmas da administração de empresas, contudo, na atualidade, segundo alguns autores, as grandes certezas de outrora podem não ser mais tão válidas. Esta dissertação, buscando compreender tal relação em maior profundidade, procura responder a seguinte indagação: como as pessoas em seu processo produtivo interpretam a proposição de metas e quais são seus efeitos no desempenho organizacional? O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a relação entre utilização de metas e o desempenho organizacional, visando compreender os prós e contras dessa relação. Os objetivos específicos são: identificar a percepção da utilidade das metas entre empregados; identificar a relação entre a teoria das metas, produtividade percebida dos empregados e desempenho organizacional; identificar limites na utilização de metas que impactem o desempenho das pessoas; identificar limites na utilização de metas que impactem o desempenho das pessoas na firma escolhida. A empresa COMPANHIA (optou-se por não divulgar o nome da empresa), em diferentes regiões, foi tomada como unidade de análise para a proposição formulada em razão de possuir essa prática entre seus funcionários por desejo da direção. Visando cumprir tais objetivos, buscou-se fazer uma análise de 5 construtos que se relacionam, conforme modelo construído, e confrontá-los com os resultados da pesquisa realizada na empresa. Os construtos são: “Planejamento Estratégico”, que mostra como são formulados os planos de metas; “Plano de Metas”, que evidencia os autores que defendem a utilização de metas para se ter desempenho; “As Limitações dos Planos de Metas”, que a partir das premissas da teoria das metas apresenta estudos de autores que criticam a utilização de metas, mostrando que elas podem causar, dependendo da situação, sérios danos financeiros e à imagem da organização; “Motivação para Resultados”, que mostra como as pessoas possuem diferentes visões sobre as metas devido aos valores culturais e motivacionais; “Desempenho Organizacional”, que mostra diversos aspectos sobre desempenho, inclusive como se calcula o desempenho na COMPANHIA. O método de pesquisa aplicado nesta dissertação é chamado de estudo de caso, que foi estruturado a partir de um método qualitativo e um quantitativo. A pesquisa qualitativa serviu de base para a construção do questionário da pesquisa quantitativa. A pesquisa foi realizada na COMPANHIA, sendo ela escolhida devido aos grandes desafios de gestão do setor de saneamento, haja vista os números sobre o percentual de atendimento de água e principalmente dos serviços de esgoto no Estado de Minas Gerais. Os resultados da pesquisa mostraram que, na percepção dos entrevistados, as metas possuem um importante papel no aumento do desempenho da organização, entretanto, a produtividade percebida pelas pessoas evidenciou um resultado baixo. Identificaram-se também diferentes perfis entre as regiões pesquisadas, evidenciando um padrão de percepção e desempenho organizacional distinto para algumas regiões do estado. A análise global da pesquisa também identificou alguns limites dos planos de metas na empresa, que foram observados à luz dos críticos da teoria das metas.pt_BR
dc.description.abstractThe use of goal-setting to have performance is one of the great paradigms of business administration, however, at present, according to some authors, the great certainties of the past may no longer be as valid. This dissertation, in order to understand this relationship further, seeks to answer the following question: how people in its production process interpret the goals proposition and what are its effects on organizational performance? The overall objective of this work is to examine the relationship between goal-setting, and employees’ performance, seeking to understand the pros and cons of this relationship. The specific objectives are to identify the perceived usefulness of goals among employees; to identify the relationship between goal-setting theory, perceived productivity of employees and organizational performance; to identify limits on the use of goals that impact the performance of people; to identify limits on the use goals that impact the performance of people in the firm selected. The company COMPANHIA (chose not to disclose the company’s name), in different regions, was taken as the unit of analysis for the proposition formulated by reason of this practice among their own employees, in line with the executives’ desire. Aiming to achieve these objectives, we sought to make an analysis of five constructs that are related, as constructed model, and compare them with the results of research conducted at the company. The constructs are: "Strategic Planning", which shows how the goal plans are formulated; "Goal Plans," which shows the authors that advocate the use of goal-setting to have performance; "The Limitations of Goal Plans", which from the premises of the goal-setting theory presents studies of authors who criticize the use of goals, showing that they can cause, depending on the situation, serious financial damages to the image of the organization; "Motivation for Results" that shows how people have different views about the goals because of cultural values and motivation; "Organizational Performance," which shows various aspects of performance, including how to calculate the performance in COMPANHIA. The research method applied in this dissertation is called a case study, which was structured based on a qualitative and a quantitative method. Qualitative research was the basis for the construction of the quantitative survey questionnaire. The survey was conducted in COMPANHIA, it being chosen due to the great challenges of managing in sanitation sector, given the numbers on water attendance and sewage services in the State of Minas Gerais. The survey results showed that, in the perception of respondents, the goals have an important role in raising the organization' s performance, however, the productivity realized by the people showed a low score. It was also identified different profiles among the surveyed areas, showing a pattern of perception and organizational performance for some distinct regions of the state. The overall analysis of the survey also identified some limitations of goal plans in the company, which were observed in the light of the goal-setting theory critics.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMetas em administração de pessoalpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titlePlano de metas organizacionais: um desenho para a lógica da produtividadept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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