dc.contributor.advisor | Pardini, Daniel Jardim | |
dc.contributor.author | Soares, Henrique Tavares Maior | |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T18:02:39Z | |
dc.date.available | 2020-03-13T18:02:39Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/336 | |
dc.description.abstract | Os estudos organizacionais desenvolvidos sob a perspectiva da teoria institucional reconhecem a influências dos mitos sociais na tomada de decisão e na criação de estruturas que produzem as decisões. Autores vinculados ao institucionalismo apontam a possibilidade de valores substituírem os critérios técnicos na determinação das atividades organizacionais e destacam a influência dos processos cognitivos e dos sistemas simbólicos socialmente construídos. O presente trabalho buscou observar a relação entre a institucionalização de mitos e a racionalidade econômica no processo de legitimação do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A revisão da literatura procurou abranger a incorporação de dimensões simbólicas no campo dos estudos organizacionais sob a ótica da teoria institucional. Buscou-se também conhecer o trabalho de autores de outras áreas do conhecimento, como a Psicologia e a Semiologia, que trabalham as dimensões simbólicas e o desenvolvimento dos mitos na sociedade. Definiu-se o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas como unidade de análise por se tratar do último remanescente desse tipo de transporte ferroviário no Brasil e pelo fato de estar em operação há mais de um século. Adotou-se a metodologia qualitativa e optou-se pelo método de Análise do Discurso como condutor do percurso exploratório das manifestações dos entrevistados no processo de investigação da construção social. O foco da análise do discurso está nos processos pelos quais o mundo social é construído e mantido. A escolha do método da Análise do Discurso teve também como objetivo desenvolver abordagem multidisciplinar, relacionando estudos organizacionais à Psicanálise e à Semiologia, tendo em vista que os mitos são difundidos pela linguagem. Passageiros, operadores e gestores contribuíram com seus depoimentos que foram analisados sob a ótica da teoria estudada. Os resultados reforçam as percepções adquiridas mediante a leitura das abordagens teóricas de que existem diversas racionalidades e que a racionalidade econômica pode coexistir com a presença de mitos e de dimensões simbólicas que se manifestam nos discursos. Foi possível perceber que uma organização pode sobreviver mediante processos de legitimação, mesmo que o retorno financeiro não seja o principal indicativo do seu sucesso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The organizational studies developed under the perspective of institutional theory recognize the influences of social myths in decision making and in the creation of structures that make the decisions. Authors linked to institutional values indicate the possibility of replacing the technical criteria in determining the organizational activities and highlight the influence of cognitive processes and the socially constructed symbolic systems in organizational processes. This study aimed to analyze the relationship between institutionalization of myths and of economic rationality in the process of legitimation of the passenger train from the Estrada de Ferro Vitória a Minas. The literature review tryed to include the incorporation of symbolic dimensions in the field of organizational studies from the perspective of institutional theory. Also sought to know the work of authors from other areas of knowledge, such as psychology and semiotics, in order to study the development of myths in society. We defined the passenger train from the Estrada de Ferro Vitória a Minas as the unit of analysis because it is the last one of this type of rail transport in Brazil and by it has being in operation for over a century. We adopted a qualitative methodology and a choise was made for the method of discourse analysis as a driver of the exploratory journey of the manifestations of the respondents in the research process of social construction. The focus of discourse analysis is the process by which the social world is constructed and maintained. The choice of method of discourse analysis also had the objective of developing a multidisciplinary approach, linking organizational studies and semiotics with psychoanalysis, in order to study how the myths are spread by language. Passengers, operators and managers contributed with their testimonies, that were analyzed from the perspective of theory studied. The results provide further insights through the reading of the theoretical approaches, that there are several rationalities and that economic rationality can coexist with the presence of myths and symbolic dimensions, that are expressed in speeches. It was possible to see that an organization can survive even if the financial return is not main indicative of its success, by processes of legitimation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Comportamento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias - Vagões de passageiros | pt_BR |
dc.title | Institucionalização de mitos e racionalidade econômica: manifestações discursivas no processo de legitimação do transporte de passageiros da estrada de ferro Vitória a Minas | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |