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    Comportamento organizacional em redes para posicionamento estratégico e desempenho superior: um estudo no setor de TI

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    Mestrado em Administração FUMEC 2012 (1.528Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Freitas, Ricardo Luiz de
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    As estratégias de relacionamento entre empresas de TI da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dentre outras questões, são analisadas neste trabalho, que tem por principal objetivo descrever como a forma de relacionamento entre estas empresas altera as dinâmicas de competição, cooperação e aprendizagem organizacional. Para apoiar a construção do trabalho, aplicou-se um modelo hipotético adaptado, a fim de verificar as várias hipóteses formuladas sobre redes interorganizacionais. Este modelo trabalha com os construtos atuação em redes, cooperação, política de relacionamento, aprendizagem relacional, fortalecimento da rede e competição, que são correlacionados, utilizando as medidas da teoria de análise de redes sociais: tamanho, densidade, reciprocidade, cliques, graus de entrada e saída, intermediação e proximidade. Estas medidas foram obtidas a partir do software UCINET, com base em dados coletados por meio de questionários aplicados aos gestores das empresas de TI selecionadas, a maioria delas associadas à SUCESUMG. O software SPSS foi utilizado para apoiar o cálculo das análises de regressão estatística. Os resultados obtidos com a pesquisa em alguns pontos se mostraram antagônicos. Nas perguntas formuladas aos gestores entrevistados sobre as estratégias adotadas por suas empresas, os resultados apontaram forte tendência de relacionamento entre as empresas pesquisadas, porém quando confrontados com as demais empresas, via análise das redes estudadas e análises estatísticas, mostraram comportamento bastante competitivo e pouco cooperativo, apesar da alta tendência de colaboração futura. O fato de o modelo hipotético aplicado ter se mostrado parcialmente eficiente, revela a necessidade de melhorias no mesmo, além de se realizar novos estudos em empresas de outras regiões, ou em outras áreas de negócio. De qualquer forma, os resultados do trabalho proporcionarão importantes reflexões quanto as estratégias organizacionais e de relacionamento adotadas pelas empresas.
     
    What are the relationship strategies among IT companies in the Belo Horizonte metropolitan area? This question and others are analyzed in the present research work, whose main objective is to describe how the form of relationship among these companies alters the dynamics of competition, cooperation, and organizational learning. As the foundation of the work, an adapted hypothetical model was applied to verify several hypotheses in this study on interorganizational networks. The model worked with the following constructs: performance in networks, cooperation, relationship policy, relational learning, network strengthening, and competition. These constructs were correlated using measurements from the theory of social network analysis: size, density, reciprocity, cliques, degrees of input and output, intermediation, and proximity. Measurements were obtained using UCINET software, based on data collected from questionnaires administered to select IT company managers, most associated with SUCESU-MG. SPSS software was used to help calculate the statistical regression analyses. The research results at some points proved antagonistic. The manager answers about strategies adopted by their companies indicated a strong relationship tendency among the companies studied. When facing other companies however, the results obtained through analysis of the studied networks and statistical analyses showed behavior of high competition and low cooperation, despite the growing tendency of future collaboration. The hypothetical model applied has proven to be partially effective, revealing the need for improvements in it, by making additional studies on companies in other regions, or in other business areas. Anyway, the study results will provide important insights regarding the relationship and organizational strategies adopted by companies.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/340
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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