Análise da produção sob a ótica da competitividade: um estudo multicasos na indústria de calçados e bolsas da região metropolitana de Belo Horizonte
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Data
2013Autor
Machado, Cristiano Guimarães
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Mostrar registro completoResumo
O objetivo central deste trabalho é analisar o papel desempenhado pela produção em empresas fabricantes de calçados e bolsas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como balizador desta questão a contribuição desta função organizacional para o desenvolvimento da competitividade das empresas. Para isso, utilizou-se o Modelo de Quatro Estágios da Produção, desenvolvido por Hayes e Wheelwright (1985). O modelo foi operacionalizado por um esquema referencial aplicado às empresas, por meio do qual foi possível identificar as percepções e práticas das organizações com a produção, classificando-as segundo as características inerentes a cada um dos estágios. O embasamento teórico do trabalho está fundamentado nos arcabouços de estratégia e competitividade, especialmente da Visão Baseada em Recursos, e nas teorias do campo da Administração da Produção. Quanto aos métodos, trata-se de um estudo multicasos, com a participação de seis empresas integrantes do setor. Para a coleta dos dados, foram disponibilizados às empresas questionários via ferramenta Google Docs. Os resultados obtidos demonstraram que quatro das seis empresas encontram-se no estágio inicial de contribuição da produção para a competitividade, enquanto duas se encontram no quarto e mais avançado estágio. Todavia, a análise qualitativa dos dados conduziu à percepção de que, em diversos aspectos, as empresas ainda possuem muitos elementos da produção que podem ser explorados em busca do aumento da competitividade baseada nos recursos internos. The purpose of this paper is to analyze the role played by manufacturing in shoes and bags industry in the Belo Horizonte Metropolitan Area, having as base the contribution of this organizational function for the development of companies competitiveness. For this, the model of four production stages, developed by Hayes and Wheelwright (1985) was used. The model was operated through a referential scheme applied to the companies, which it was possible to identify the organizations’ perceptions and practices with the manufacturing, classifying them according to characteristics inherent in each of the four stages.The theoretical foundation is based on the frameworks of strategy and competitiveness, especially the Resource Based View (RBV), and also theories in the field of Operations Management. Regarding methods, it is a multiple case study involving six companies of the manufacture shoes and bags sector. For data collection, questionnaires were made available to companies through Google Docs. The results showed that four of the six companies are in the early stage of production contributing to competitiveness, while two others are in the fourth and most advanced stage. However, the qualitative data analysis led to the realization that, in many ways, the companies still have many elements of production that can be exploited in pursuit of competitiveness increasing based on internal resources.