Estratégias antecipativas na gestão do risco da terceirização no setor de telecomunicações: um estudo à luz da teoria institucional e dos institutional voids
Visualizar/ Abrir
Data
2015Autor
Batista, Ana Cecília Franco
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O processo normativo e sua característica institucional apresentam importantes desafios ao
ambiente corporativo. Na busca pela geração de valor e reconhecimento mercadológico, as
organizações ocupam-se cada vez mais da gestão social do risco e sua influência no aparato
trabalhista, objeto deste estudo. No presente trabalho o risco em foco está associado às
lacunas institucionais (institutionalvoids) que emanam das possíveis fraquezas de natureza
normativa da terceirização. Assim, o objetivo desta dissertação é analisar o risco trabalhista na
normatização da terceirização de serviços no setor de telecomunicações e as estratégias
antecipativas utilizadas na gestão do risco laboral. O estudo visa entender de que maneira as
estratégias antecipativas para gerir o risco trabalhista vêm sendo conduzidas nas organizações
brasileiras de telecomunicações, em especial, no que condiz às terceirizações. Para tanto, foi
selecionado um grupo de especialistas que representam o setor. Por meio do método Delphi
os participantes responderam ao questionário em duas rodadas em que foram analisadas e
comentadas as variáveis das três principais dimensões da pesquisa: fraquezas interpretativas
da terceirização; os riscos trabalhistas que envolvem terceirizar os serviços de
telecomunicação e as estratégias antecipativas usadas na prevenção de riscos. O resultado
mostrou a influência do caráter interpretativo e institucional da norma na percepção do risco
trabalhista e na determinação de estratégias preventivas com vistas à retenção de valores
tangíveis e intangíveis relacionados à essa vertente. Regulatory process and its institutional feature are important challenges to corporate
environment. Seeking value creation and market recognition, organizations are increasingly
concerned with the management of social risk and its impact on labor apparatus, which is the
object of this study. Furthermore, in this research the focus risk is associated with institutional
voids, emanating from possible weaknesses of the outsourcing regulatory process nature. This
work analyzes labor risk in the regulation of outsourcing services in the telecommunication
sector and forward-looking strategies implemented in occupational risk management. It also
aims to understand how the strategies to manage forward-looking labor risk have been
conducted at Brazilian telecommunication organizations, particularly, concerning
outsourcing. Thus a group of experts representing this sector was selected. Through Delphi
method, participants answered a questionnaire in two rounds, in which variables of three main
dimensions were analyzed and discussed such as: outsourcing interpretative weaknesses;
labor risks involving telecommunication service outsourcing and forward-looking strategies
used for risk prevention. Results have showed the influence of interpretative and institutional
regulations in the perception of labor risk and in the resolution to implement preventive
strategies to keep the tangible and intangible values related to this aspect.