Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKilimnik, Zélia Miranda
dc.contributor.authorSantos Neto, Silvino Paulino dos
dc.date.accessioned2020-03-25T09:40:03Z
dc.date.available2020-03-25T09:40:03Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/370
dc.description.abstractA presente pesquisa busca dar continuidade aos estudos realizados por Kilimnik, Corrêa; Oliveira, (2009a e 2009b) e Kilimnik et al.. (2011), sobre profissionais e gerentes que realizaram a transição de carreira do mundo corporativo para o mundo acadêmico, especificamente, em cursos de graduação de administração em Minas Gerais. Inserindo-se, contudo, em novo contexto, este estudo teve como objetivo verificar as mudanças nas competências consideradas como necessárias por esses profissionais, passados cinco anos do término da primeira pesquisa a, além de identificar os principais dilemas por eles enfrentados após a transição de carreira. A abordagem da pesquisa, predominantemente qualitativa e baseada em entrevistas, envolveu 25 profissionais que participaram da pesquisa anterior, caracterizando-se, assim, como um estudo longitudinal. Foi realizada análise de conteúdo das entrevistas, a partir de categorias previamente definidas, com a utilização da ferramenta auxiliar, o QDA Miner, software aplicado à análise qualitativa, que permitiu a quantificação de dados textuais codificados. Os resultados indicam que boa parte das competências encontradas na pesquisa anterior se mantiveram nesta pesquisa. Foi possível identificar que os dilemas enfrentados por esses profissionais pós-transição de carreira estão relacionados à conciliação entre mundo corporativo e acadêmico, à carga horária e remuneração, além da tentativa de conciliação entre o mundo acadêmico, qualidade de vida e família. Os resultados revelam, também, que uma pequena parcela retornou para o mundo corporativo, mas a grande maioria mantém vínculos somente com o mundo acadêmico. Grande parte dos docentes pesquisados, que já se encontram na carreira docente há vários anos, manifestaram insatisfação com diversos aspectos de suas relações de trabalho com as IES‟s em que atuam, cujas gestões parecem não estar percebendo o quanto esses problemas os afligem e certamente afetam a qualidade do serviço prestado ao aluno.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at continuing the studies carried out by Kilimnik, Corrêa; Oliveira, (2009a and 2009b) and Kilimnik et al.. (2011) about professionals and managers who changed career moving from the corporate world to the academic field in business administration graduation courses in Minas Gerais. This study, however, has a new context. Its goal is to verify the changes in the competences considered to be necessary by such professionals five years after the completion of the first research, as well as to identify the main dilemmas they faced after their career transition. The research approach was predominantly qualitative. The work is based on interviews with 25 professionals who participated in the previous study, which characterizes this work as longitudinal. The content analysis of the interviews was done using categories that were previously defined. The QDA Miner, a software applied in quantitative analysis, was utilized as an auxiliary tool which allowed the quantification of the codified, textual data. The results indicate that a great part of the competences found in the previous research was the same in this study. It was possible to identify that the dilemmas faced by these professionals after their career transitions are related to juggling the corporate and the academic worlds, to the workload and income and to attempting to juggle the academic world, quality of life and their family lives. The results also revealed that a small part of the interviewees went back to the corporate world but the majority of them only work in the academic field. A great part of the professors, who have been in the academic field for many years, talked about their dissatisfaction at various aspects of their work relations with the universities they work for. Such intuitions do not seem to realize how much these issues afflict them and certainly affect the quality of the service offered to the students.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectCarreiras - Planejamentopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleCompetências necessárias e dilemas enfrentados por profissionais que transitaram para a carreira acadêmica: um estudo com docentes de faculdades de administração de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples