dc.contributor.advisor | Kilimnik, Zélia Miranda | |
dc.contributor.author | Santos Neto, Silvino Paulino dos | |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T09:40:03Z | |
dc.date.available | 2020-03-25T09:40:03Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/370 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca dar continuidade aos estudos realizados por Kilimnik,
Corrêa; Oliveira, (2009a e 2009b) e Kilimnik et al.. (2011), sobre profissionais e
gerentes que realizaram a transição de carreira do mundo corporativo para o mundo
acadêmico, especificamente, em cursos de graduação de administração em Minas
Gerais. Inserindo-se, contudo, em novo contexto, este estudo teve como objetivo
verificar as mudanças nas competências consideradas como necessárias por esses
profissionais, passados cinco anos do término da primeira pesquisa a, além de
identificar os principais dilemas por eles enfrentados após a transição de carreira. A
abordagem da pesquisa, predominantemente qualitativa e baseada em entrevistas,
envolveu 25 profissionais que participaram da pesquisa anterior, caracterizando-se,
assim, como um estudo longitudinal. Foi realizada análise de conteúdo das
entrevistas, a partir de categorias previamente definidas, com a utilização da
ferramenta auxiliar, o QDA Miner, software aplicado à análise qualitativa, que
permitiu a quantificação de dados textuais codificados. Os resultados indicam que
boa parte das competências encontradas na pesquisa anterior se mantiveram nesta
pesquisa. Foi possível identificar que os dilemas enfrentados por esses profissionais
pós-transição de carreira estão relacionados à conciliação entre mundo corporativo e
acadêmico, à carga horária e remuneração, além da tentativa de conciliação entre o
mundo acadêmico, qualidade de vida e família. Os resultados revelam, também, que
uma pequena parcela retornou para o mundo corporativo, mas a grande maioria
mantém vínculos somente com o mundo acadêmico. Grande parte dos docentes
pesquisados, que já se encontram na carreira docente há vários anos, manifestaram
insatisfação com diversos aspectos de suas relações de trabalho com as IES‟s em
que atuam, cujas gestões parecem não estar percebendo o quanto esses problemas
os afligem e certamente afetam a qualidade do serviço prestado ao aluno. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims at continuing the studies carried out by Kilimnik, Corrêa; Oliveira,
(2009a and 2009b) and Kilimnik et al.. (2011) about professionals and managers
who changed career moving from the corporate world to the academic field in
business administration graduation courses in Minas Gerais. This study, however,
has a new context. Its goal is to verify the changes in the competences considered to
be necessary by such professionals five years after the completion of the first
research, as well as to identify the main dilemmas they faced after their career
transition. The research approach was predominantly qualitative. The work is based
on interviews with 25 professionals who participated in the previous study, which
characterizes this work as longitudinal. The content analysis of the interviews was
done using categories that were previously defined. The QDA Miner, a software
applied in quantitative analysis, was utilized as an auxiliary tool which allowed the
quantification of the codified, textual data. The results indicate that a great part of the
competences found in the previous research was the same in this study. It was
possible to identify that the dilemmas faced by these professionals after their career
transitions are related to juggling the corporate and the academic worlds, to the
workload and income and to attempting to juggle the academic world, quality of life
and their family lives. The results also revealed that a small part of the interviewees
went back to the corporate world but the majority of them only work in the academic
field. A great part of the professors, who have been in the academic field for many
years, talked about their dissatisfaction at various aspects of their work relations with
the universities they work for. Such intuitions do not seem to realize how much these
issues afflict them and certainly affect the quality of the service offered to the
students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Carreiras - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Competências necessárias e dilemas enfrentados por profissionais que transitaram para a carreira acadêmica: um estudo com docentes de faculdades de administração de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |